Evento marca encerramento das ações do Agosto Verde em BC

Publicidade

A Prefeitura de Balneário Camboriú vai encerrar, nesta sexta-feira (28), a programação do Agosto Verde — mês dedicado à primeira infância na cidade — com o Dia da Família na Primeira Infância. O evento, promovido pelas secretarias de Assistência Social, Mulher e Família, de Educação e de Saúde, inicia às 9h, na Casa da Família (Rua 3100, 876, Centro), com uma jornada de integração técnica e comunitária dirigida a famílias com filhos de até 6 anos de idade.

A iniciativa, associada a todas as ações integrantes do Agosto Verde, busca fomentar a conscientização, a educação em saúde e o fortalecimento da atenção integral à gestante, à criança na primeira infância e a suas famílias, prevendo contribuir com o desenvolvimento infantil saudável e a efetivação dos direitos da criança nos termos da Lei Federal nº 14.617/2023 e do Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016).

“Queremos convidar a comunidade para este encontro de aprendizado, diálogo e interação voltado à promoção e à proteção integral das crianças na primeira infância. Pois somente juntos, poder público e sociedade, vamos conseguir construir uma cidade mais humana, acessível e acolhedora para todos”, pontua o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Dão Koeddermann.

Publicidade

Para a diretora do Departamento de Políticas Públicas e Especiais, Rosimeri Albanaes Mebs, a importância do evento reside na difusão de conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças em diferentes fases. “Um exemplo disso seria saber identificar sinais envolvendo o sistema nervoso infantil que possam gerar algum tipo de problema no futuro”, explica.

Programação
O evento terá as seguintes atividades:
– 9h, abertura oficial e recepção das famílias;
– 9h30, roda de conversa com enfermeiro sobre Cuidados Essenciais e Saúde Preventiva;
– 10h30, roda de conversa com nutricionista sobre Segurança Alimentar e Introdução Saudável;
– 11h30, apresentações culturais com crianças da rede pública municipal;
– 12h30, encerramento com coffee break de confraternização.

Plano Municipal pela Primeira Infância
Balneário Camboriú está elaborando o Plano Municipal pela Primeira Infância, que será o principal instrumento de planejamento das ações voltadas a crianças com até 6 anos de idade para os próximos anos. O documento estabelece diretrizes, metas e estratégias definidas de forma participativa e integrada entre Governo e sociedade civil.

Publicidade