A rara geada negra, neve e frio maior que o do início do mês para a semana que inicia

Na manhã deste sábado (17), a Epagri/Ciram divulgou um alerta para frio intenso em Santa Catarina. Segundo o órgão estadual, existe uma pequena chance de chuva congelada ou neve acontecer no Estado. O fenômeno conhecido como ‘geada negra’ também pode ocorrer nas regiões Oeste e Planalto.

Conforme a Epagri/Ciram, a forte onda de frio que atingirá o Estado acontece devido a uma massa de ar polar e o deslocamento de um ciclone extratropical na altura do litoral da Argentina e Uruguai.

Veja o comunicado da Epagri/Ciram:

Frio intenso com temperatura negativa em SC!

Início: 18/07/2021 às 00:00h

Fim: 20/07/2021 às 10:00h

Região: todas as regiões, sobretudo as áreas altas (acima de 700/800m).

Previsão: na madrugada do domingo (18/07) há uma pequena chance de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul, devido à umidade mais elevada e à temperatura baixa, próxima de 0°C. Nesse dia, o vento moderado a forte com rajadas de 60 a 80km/h aumenta a sensação de frio e a temperatura ocorrerá à noite. Não se descarta a ocorrência de geada negra (A geada negra é a queima da vegetação por ação de ventos frios muito fortes. Pode ocorrer mesmo durante o dia.  É um fenômeno pouco comum associado com a ocorrência de ventos moderados a fortes e muito frios provocados pela chegada de fortes massas frias de origem polar. Quando ocorre a geada negra, a vegetação fica escurecida, com aspecto queimado. A geada negra é muito mais danosa do que a geada branca, pois queima a seiva no interior das plantas, o que impede a sobrevivência da planta.) especialmente nas regiões do Oeste ao Planalto.  As madrugadas e o amanhecer de segunda (19/07) e terça-feira (20/07) serão as mais frios da semana, com temperatura próxima de 0°C e negativa em boa parte do estado, chegando a -7°C na serra, com formação de geada generalizada e ampla do Oeste ao Planalto e isolada no Litoral Sul, Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí devdo à massa de ar polar. Na maioria dos municípios do Litoral a temperatura mínima chegará a 0°C e 6°CA onda de frio pode ser mais intenso do que a anterior, no início do mês de julho.

Sistema: avanço de uma forte massa de ar polar no Brasil e deslocamento de um ciclone extratropical na altura do litoral da Argentina e Uruguai.

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA
SEGUNDA-FEIRA (19/07):
CONDIÇÕES DO TEMPO: A transição de uma intensa massa de ar polar (centro de alta pressão) proporciona um dia gelado com tempo firme e ensolarado. Intercala com momentos de maior nebulosidade (ensolarado/muitas nuvens). Formação de geada generalizada em SC com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos.
TEMPERATURA E UMIDADE: Dia frio típico de inverno com máximas variando entre 8/11ºC no Oeste e Meio Oeste, 9/12ºC no Planalto Norte, 7/10ºC no Topo da Serra, 16/19ºC no Litoral Sul e entre 17/20ºC no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. Mínimas muito baixas oscilando entre 0/-4ºC do Oeste aos Planaltos, entre -5/-9ºC no topo da Serra, -2/2ºC no alto Vale do Itajaí, 2/5ºC no Litoral e baixo Vale do Itajaí. Formação de geada ampla durante a madrugada e manhã/noite com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e isoladamente no Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: sudoeste/oeste com velocidade de 30/50 km/h. Rajadas ocasionais na ordem dos 60/70 km/h no Litoral Sul com destaque o topo do Costão da Serra onde o vento atinge rajadas acima dos 80/100 km/h (minuano). Quanto mais para a tarde e noite, menor a intensidade do vento.
TERÇA-FEIRA (20/07):
CONDIÇÕES DO TEMPO: Uma forte massa de ar polar (centro de alta pressão) favorece um dia gelado com tempo firme e ensolarado. Intercala com momentos de maior nebulosidade (ensolarado/muitas nuvens). Formação de geada generalizada em SC com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos.
TEMPERATURA E UMIDADE: Dia gelado com máximas na marca dos 12/14ºC do Oeste aos Planaltos, 16/19ºC na Faixa Litorânea, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí. Mínimas muito baixas oscilando entre 0/-4ºC do Oeste aos Planaltos, entre -7/-10ºC no topo da Serra, -2/2ºC no alto Vale do Itajaí, 0/4ºC no Litoral e baixo Vale do Itajaí. Formação de geada ampla durante a madrugada e manhã/noite com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e menos abrangente no Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: sudeste/sul passando para nordeste com velocidade média de 5/15 km/h. Rajadas ocasionais de 30 km/h.
QUARTA-FEIRA (21/07):
CONDIÇÕES DO TEMPO: O ar frio e seco que segue presente em SC inibe a formação de nuvens carregadas e mantém a condição de tempo estável com sol e poucas variações de nuvens. Alterna com momentos de muitas nuvens com curto espaço de tempo.
TEMPERATURA E UMIDADE: Grande amplitude térmica (frio pela manhã e agradável à tarde). Máximas variando entre 17/20ºC na maior parte de SC. Mínimas oscilando entre 0/4ºC em SC com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e Grande Florianópolis ao Litoral Sul. Formação de geada nas baixadas e vales durante a madrugada e início da manhã nas áreas altas do Oeste aos Planaltos. Já entre o baixo Vale do Itajaí ao Litoral Norte, mínimas entre 4/7ºC.
Vento: sudeste/nordeste com velocidade média de 5/15 km/h. Rajadas ocasionais de 30 km/h.
Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9
Portal C1