A terceirização da culpa em Camboriú

Publicidade

Não é de hoje que a Prefeitura de Camboriú não consegue ter a capacidade de assumir erros e coloca a culpa de tudo que acontece, em terceiros. Até a Educação estão culpando os outros.

Até coisas que são suas atribuições fazer a manutenção ou fiscalizar, é colocada a culpa em alguém, mas nunca, jamais, assumem um erro ou falha.

Os buracos, é culpa da chuva. Os veículos sucateados, é culpa da gestão anterior. Os 7 anos de governo sem que nenhuma ação relevante para resolver o saneamento, a culpa é do governo anterior que perdeu recurso federal. Assim como os alagamentos é culpa da chuva, de quem aprovou o loteamento, menos do poder público que não tem um plano de macrodrenagem para a cidade.

Publicidade

Os terrenos baldios cheio de mato é culpa dos proprietários e não da prefeitura que não fiscaliza e notifica. As calçadas em frangalhos, é culpa do proprietário, assim como o mato nas ruas também. O aumento de foco de dengue, é a população que não colabora e não da baixa efetividade das equipes da vigilância sanitária.

A bola da vez é a educação! 

Em discurso na manhã desta quinta-feira, em uma palestra na Parada Pedagógica do Município, a Secretária de Educação Maria Alice Pereira soltou uma grande pérola.

Ela colocou a culpa da falta de professores nas escolas, nos concursos que aconteceram na região. Sim, pasmem, ela disse isso. Eu já tinha ouvido algo parecido, mas a culpa era direcionada para quem fez concurso em Camboriú e foi chamado em outras cidades. Dessa vez a secretária colocou a culpa nos concursos.

Salários Pouco atrativos? Desmanche da Educação? Falta de respeito com o plano de carreira? A mudança de nomenclatura de monitoras para não pagar o piso do magistério? A falta de incentivo dos profissionais da rede? A perseguição política que existe nas escolas?
NÃO! Nada disso é culpado. A culpa são dos concursos da região.

A secretária ainda culpou as limitações legais para contratar novos profissionais. “Tem gente desesperada para trabalhar e nós estamos desesperados para contratar”. COMO???

É necessário lembrar a Dona Maria Alice, que o município só fez concurso público por força de determinação judicial, pois estava ocupando com ACT vagas que deveriam ser de efetivos. Lembrar também que a falta de professores e monitores é problema antigo.

Sem contar que demoraram fazer concurso, chamaram nas vésperas do recesso de fim de ano, o tempo para entregar documentos é de 30 dias e tem muitos concursados esperando serem chamados.

Mas a culpa é dos concursos que aconteceram na região e não da péssima gestão da educação do município.


A terceirização da culpa em Camboriú
Poucas e Boas – Por Gian Del Sent

Publicidade