A um mês do outubro rosa, fila para exames de mama ultrapassa duas mil pessoas

Publicidade

Estamos a um mês do outubro rosa. Aquela época que todo mundo veste rosa, põe fitinha na roupa, as repartições públicas são enfeitadas de rosa, a prefeitura e a Câmara ficam rosa, e o Cristo também é iluminado de rosa.

Acontece que um mês de conscientização não é o bastante para dar a atenção necessária para o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Em Balneário Camboriú, a fila de espera para exames relacionados a mama, que agilizam o diagnóstico e tratamento, chegam na marca de duas mil pessoas.

São 1027 pessoas esperando uma mamografia em Balneário Camboriú. São mais 983 pessoas esperando um ultrassom mamário. Nem vamos falar em exame de colo e consulta com especialistas.

Publicidade

Outubro Rosa não adianta nada se o poder público não trabalhar o ano todo.

Em contato com a prefeitura sobre a fila de espera e se há previsão de um mutirão ou contratação para a realização dos exames, a reportagem foi informada que os trâmites para a contratação destes exames já está em andamento, e tão logo for possível, eles serão realizados.

Publicidade