A vergonha alheia, as coincidências, o descaso e o Plano Diretor

Publicidade

Os episódios de vergonha alheia que tem brotado na política da nossa região, aumentam a medida em que vai se aproximando das eleições, sejam municipais ou gerais.

A título de esclarecimento, tenho que dizer que muitos estão inclusive me cobrando um posicionamento sobre determinados assuntos. “Tu não vai falar nada sobre isso?”. Minha resposta é curta e grossa: “Não. Não vou dar palco para isso e não vou me posicionar para não acharem que estou puxando farinha para o saco de qualquer um dos lados.”

Massssssss, não custa pelo menos citar alguns dos arranca-rabo que tem acontecido nos bastidores né?

Publicidade

Vergonha Alheia

Pior do que as farpas trocadas por Carlos Humberto e Fabrício, está a turma de súditos que, preocupados com seus ordenados no fim do mês, saem vociferando qualquer besteira sem conhecimento de causa. Daqui a pouco selam a paz e os personagens de debates vão ficar marcados para o próximo mandato.

A crise de personalidade está pior nos que acharam que havia um rompimento lá atrás na eleição da Câmara, e pularam para o lado de Fabrício para garantir o emprego. Hoje estão sem rumo.

Vergonha Alheia II 

Se procurar a expressão “Vergonha Alheia” no dicionário, muito provavelmente vão encontrar uma foto do ex-prefeito Edson Piriquito ao lado, usando verde e com um microfone na mão.

Piriquito, desde quando era prefeito, é inimigo das redes sociais. Ele não aguenta ficar calado ao receber críticas e sai metralhando tudo e a todos. Lembro que isso aconteceu uma vez e ele alegou que teve o Facebook hackeado. Aham, tá bom.

Sem freios e sem nenhum tipo de decoro, Piriquito simplesmente ignora o fato de que está inelegível até outubro de 2028 e, muito provavelmente, só poderá concorrer a algum cargo eletivo em 2030. Antes era Camboriú, como viu que não vingou, voltou a dizer que vai ser prefeito de Balneário Camboriú novamente.

Vergonha Alheia III 

Outra coisa que ele também ignora é o fato de que ainda é réu por corrupção em processo derivado da Operação Trato Feito do GAECO, que trouxe a luz o maior esquema de corrupção já visto nessa cidade. Piriquito segue dizendo “Não tem nenhuma condenação contra mim“. Sim, Edson, não há. Por enquanto.

Embora muitos comemoraram a resposta rápida de Fabrício Oliveira ao reclame de Piriquito em sua postagem no Instagram, citando o GAECO, o prefeito esquece que ainda tem mais de um ano de mandato pela frente e muita investigação só estoura quando termina o foro privilegiado. Como é o caso da ex-prefeita Luzia de Camboriú que foi presa em 2017, meses depois de deixar o cargo. Não deu em nada, mas acabou com a vida política dela.

A mensagem serve para a galera das “mãos limpas” em Camboriú também, tá? Nada de cuspir pra cima.

Sem contar que o atual prefeito de BC se “apequena” diante da situação e desce ao mesmo nível. Lamentável.

Vergonha Alheia IV

Nos comentários acalorados, Piriquito distribuiu ameaças de processos, pedindo até a identificação e os documentos dos que retrucavam seus devaneios. Foi uma baixaria só.

O mais engraçado foi o próprio Piriquito dizendo que os comissionados deveriam pular para o lado de Carlos Humberto e em vários momentos declarando total apoio ao deputado.

Piriquito apoiando CH foi a piada do dia. Logo o ex-prefeito que responde desde 2021 a um processo por crimes contra a honra movido pelo deputado. Isso sem contar as inúmeras postagens difamatórias nas redes sociais, inclusive o apelido “sapatinho”.

Coincidências 

No dia 9 de outubro, bem cedinho, reclamei com duas pessoas do alto escalão do governo sobre o fato de que uma pauta importante como a doação de colchões para a cidade de Itajaí foi publicado apenas nas redes do prefeito Fabrício Oliveira e em “escolhidos” veículos de imprensa na noite anterior, quando rolou o fato.

Diante do meu reclame, ouvi desaforo. Fui tirado para bobo.

A publicação oficial da prefeitura sobre o tema, para toda a imprensa, só aconteceu no dia 9 perto das 11 da manhã, mas os “escolhidos” tinham a pauta na noite anterior. Confirmando minha reclamação.

Coincidências II

Mais uma pauta importante e de peso rolou no sábado, quando uma idosa foi resgatada de um apartamento onde seu filho estava morto há dias.

Coincidentemente, ou não, mais uma vez os MESMOS veículos “escolhidos” publicaram ainda no sábado, sem que nem prefeitura, nem GM, nem PM ou qualquer outro órgão oficial tenha dado informações sobre o caso até o momento que escrevo essas linhas. Informações precisas e com direito a fotos da própria equipe que fez o resgate.

Será que vão me desaforar novamente ou vão assumir que fazem a imprensa de bobos dando boas pautas para os mesmos de sempre, ano após ano?

Descaso 

A informação sobre o vencimento do contrato dos radares de Balneário Camboriú publicada pelo Portal Visse na sexta-feira, dia 20, mostra o descaso com que está sendo tratada a coisa pública em Balneário Camboriú.

Sei que o BC Trânsito tem ótimos profissionais atuando, mas se for se basear nas informações que tenho recebido, o motivo de tudo estar nesse estado tem nome e sobrenome. Ao que parece, ou ninguém vê ou tem receio de levar para os altos da Dinamarca os desmandos que tem ocorrido na Autarquia. Receio sim, pois geralmente a razão fica para os incompetentes, enquanto quem apresenta o problema é taxado de ruim. Aquela história da bolha que falei esses dias.

Descaso II

O descaso na BC Trânsito não para por ai. Amanhã o Portal Visse publicará uma matéria que vai deixar muito motorista “P da vida” com a administração pública.

O estacionamento rotativo de Balneário Camboriú não é rotativo, é puramente arrecadatório e já falei disso em diversas matérias. Se você pagar, pode passar o dia inteiro na mesma vaga sem ser incomodado. Não há rotatividade alguma.

A Lapaza que prepare um bom caixa para os reembolsos.

Plano Diretor 

Ainda da série “Vergonha Alheia”, tem o SINDUSCON entrando em rota de colisão com a secretaria de planejamento do município que “c*agou” para as sugestões colocadas pelas entidades aos delegados. Ao menos é praticamente isso que diz a carta lida pelo ex-comissionado do governo Fabrício e atual presidente do Sinduscon Carlos Haacke.

Também me cobraram de que lado eu ficaria. Inclusive pediram ajuda para atacar o governo. Fico neutro nisso também.

Quero que pegue fogo

Primeiro pelo fato do Sinduscon estar sob o comando de Carlos Haacke, que teve como primeira ação a frente da entidade o corte na carne de quem sempre esteve ao lado do grupo, enquanto continua com mega simpatia aos que pregavam até a prisão de quem queria trabalhar. Rompeu laços construídos pelo saudoso Nelson Nitz.

Sinduscon, quase em sua totalidade, simplesmente ignorou quem esteve do lado do empresariado, da construção civil e da economia, enquanto muitos outros que pregavam o fechamento de tudo em meio a pandemia. Ignorou quem ajudou a divulgar campanhas e mostrou o que os empresários estavam fazendo pelas pessoas enquanto o mundo vivia o caos. Então não, não vou apoiar o Sinduscon nessa.

Se virem com os monstros que vocês criaram.

Quero que pegue fogo II

Também não vou ficar do lado da Prefeitura que está ignorando as sugestões de quem vive o dia a dia da cidade, e segue de olho na sua arrecadação, engessando a cidade para garantir a venda de outorgas.

Retirou anos de estudo já realizado no governo anterior para a aprovação do plano diretor, manteve na gaveta, desenterrou recentemente prometendo mil coisas, mas no final das contas vai colocar pra frente praticamente a mesma coisa que já foi trabalhada antes mesmo de Fabrício ser prefeito. Propostas estas que por sinal já estão velhas.

Enquanto isso, várias áreas estão com seus terrenos desvalorizados em meio ao M3 mais caro do país, sob um pretexto do tipo “reserva de mercado”.

Reservar para quem será?


A vergonha alheia, as coincidências, o descaso e o Plano Diretor
Poucas e Boas – Por Gian Del Sent

Publicidade