Abertura das propostas do alargamento da faixa de areia é adiada para o dia 07 de fevereiro

Prevista inicialmente para hoje, a sessão de abertura das propostas pra licitação do projeto de alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú foi transferida pra manhã da sexta-feira que vem, dia sete de fevereiro. De acordo com a prefeitura, a mudança atendeu pedidos de empresas interessadas em participar da concorrência.

O edital foi lançado em 17 de dezembro. O julgamento da melhor proposta será feito no mesmo dia em que os envelopes forem abertos. O orçamento de referência é de R$ 85 milhões, com financiamento pelo Banco do Brasil. Quem apresentar a melhor proposta vence a licitação. Os recursos pra bancar a obra virão da concessão de outorgas onerosas da construção civil.

O número de empresas concorrentes só será conhecido no dia da sessão de abertura das propostas. A prefeitura diz que já houve nove pedidos de informação sobre o edital. Empresas nacionais e estrangeiras poderão participar do processo.

Enquanto a licitação rola, a prefeitura ainda aguarda a licença Ambiental de Instalação por parte do instituto do IMA. A liberação autoriza o município a começar as obras. A prefeitura informou que já atendeu todas as condicionantes pra receber a LAI e entregou os laudos exigidos, faltando somente o retorno do instituto. O início das obras é previsto para março.

6 meses de execução

A empresa deve concluir o trabalho em até seis meses. Com isso, o engordamento da praia ficaria pronto na próxima temporada. O projeto prevê triplicar a faixa de areia, passando de 25 pra 75 metros de largura.

A praia vai ficar, em média, com 50 metros de faixa de areia ao longo da orla. Parte do espaço será usado pra instalação de equipamentos de lazer e para a revitalização das calçadas.

A areia que vai “engordar” a praia será retirada de uma jazida do fundo do mar, a cerca de 15 quilômetros da costa de Balneário. Cerca de três milhões de metros cúbicos de areia vão ser retirados por uma draga e levados pra praia Central.

Comente Abaixo