Ação conjunta encontra desvios de água no Rio Camboriú

Uma ação conjunta entre Secretaria de Segurança e EMASA, encontraram na manhã de hoje, dois grandes desvios de água no Rio Camboriú.

Estes desvios, aliados a estiagem, podem ser responsáveis pelo baixo nível do rio na área de captação, no Bairro Rio do Meio.

A Secretaria de Segurança forneceu um drone e os técnicos para poder percorrer trechos do Rio que passam por áreas privadas.

Foram encontrados dois grandes desvios, barragens e outros pequenos desvios, que direcionavam água para lavouras de arroz. Estas barreiras são proibidas épocas de estiagem. Por lei, a prioridade é consumo humano, animais e lavouras, seguindo a ordem.

 

 

As autoridades removeram as barreiras, mas é necessária uma atitude jurídica que impeça os donos de lavouras de desviar água.

A possibilidade de haver barreiras construídas por rizicultores, foi levantada pelo fato da medição do Rio Camboriú estar normal em alguns pontos e muito abaixo na estação de captação.

A previsão para os próximos dias não são as melhores e a possibilidade de grandes volumes de chuva, são baixas. Por isso o uso consciente é fundamental.

Confira algumas imagens registradas durante a ação.