Ação promove correção de idade-série no Ensino Fundamental em Balneário Camboriú

Publicidade

Por repetir de ano mais de uma vez, ou por alguma outra dificuldade de ordem social, muitos alunos ficam fora da faixa etária escolar, o que lhes causa desconforto e, muitas vezes, constrangimento, pela diferença de idade com os demais colegas de classe. Pensando nesse problema, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú iniciou, na semana passada, ações que buscam corrigir essa distorção idade-série, no Ensino Fundamental da Rede Municipal. Reuniões com os pais desses alunos estão sendo feitas, com grande aceitação.

Em duas reuniões com os pais, 50 alunos já foram inscritos nas turmas do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). A ação beneficia alunos a partir dos 15 anos. “Por lei, o aluno pode cursar a escola regular até os 17 anos, mas como a distorção de idade prejudica o desempenho escolar do aluno em questão, a Secretaria tomou essa iniciativa, e que está sendo muito bem aceita pelos pais e responsáveis”, pontua o secretário de Educação, Marcelo Achutti. Ele acrescenta que para facilitar a ida ao CEJA, a Secretaria de Educação disponibilizou transporte escolar para esses alunos. “Essa era uma das dificuldades, já que o adolescente passa a estudar no CEJA e não mais na escola perto a sua residência”, complementa Achutti.

Para a ação foi feito um levantamento em todas as unidades, que verificou, 200 alunos em distorção idade-série. No total, foram feitas quatro reuniões com os pais, que iniciaram no dia 07 e finalizam nesta terça-feira (14). A primeira reunião, dia 07, foi no Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá, e reuniu pais dos CEMs Presidente Médici, Professor Antônio Lúcio, Governador Ivo Silveira e do Ariribá. No dia 08 o CEM Jardim Iate Clube sediou o encontro dos pais dos alunos dos CEMs Tomaz Francisco Garcia, CEIC Ayrton Senna, e Iate Clube; dia 09, quinta-feira, foi a vez dos pais dos alunos dos CEMs Nova Esperança, Dona Lili e Alfredo Domingos reunirem-se no CEM Nova Esperança. O último encontro ocorre nesta terça-feira (14), no CEM Professor Armando Cesar Ghislandi, com os pais dos alunos dos CEMs Vereador Santa e do próprio Ghislandi.

Publicidade

Com a aprovação dos pais esses alunos são transferidos imediatamente para o CEJA. Os menores de 18 anos, são matriculados em períodos diurnos. O CEJA Deputado Doutel de Andrade é uma unidade escolar da rede pública que atende à modalidade de educação de jovens e adultos, no nível fundamental, por meio de ensino semipresencial e presencial.

Publicidade