ACIBALC cobra fiscalização em empresas de reciclagem em Balneário Camboriú

O Núcleo de Empresários da Vila Real, Iate Clube e Municípios (Nevim) da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), entregou ofício aos Vereadores David La Barrica e Asinil Medeiros, solicitando que o Poder Legislativo e o Executivo ampliem o diálogo e a fiscalização às empresas de reciclagem instaladas nos três bairros.

De acordo com Joanilo de Souza Filho, Coordenador do Nevim, é um problema de nível social que abrange vários setores. “É necessário uma ação constante de secretarias como a do Meio Ambiente para manter a manutenção e limpeza desses locais de reciclagem evitando a proliferação de insetos e roedores”, comenta.

O coordenador do Nevim comenta ainda, que é necessária a fiscalização e controle da entrada de materiais nas empresas de reciclagem para não fomentar a receptação de itens furtados nos bairros como fios de cobre e bocas de lobo. “A comunidade de recicladores está sendo preenchida por moradores de rua e usuários de drogas que estão realizando diversos furtos e roubos na região”, explica Filho.

Para subsidiar melhor as reivindicações dos moradores, o Nevim em parceria com a Associação de Moradores do Bairro dos Municípios fará um abaixo assinado solicitando uma solução para estes problemas. “Necessitamos do apoio da comunidade e dos poderes executivo e legislativo para que eles possam elaborar alguma ação que vá gerar mais segurança aos moradores e coibir os roubos nos três bairros”, enfatiza Joanilo.

Para os empresários que encabeçam a ação, a reciclagem é extremamente importante, pois além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais. “Queremos deixar claro que não somos contra os coletores e as empresas de reciclagem, buscamos apenas uma solução para esses problemas recorrentes dos bairros sem prejudicar nenhuma empresa”, explica Joanilo Filho.

Texto do ofício entregue:

O Núcleo de Empresários dos bairros Vila Real, Iate Clube e Municípios, grupo multissetorial criado em outubro de 2020 pela Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – Acibalc tem por objetivo fortalecer a economia dessas localidades. Além da geração de negócios, ampliando o relacionamento, o núcleo é um espaço para discussões entre comunidade e poder público, levantando as demandas dos empresários da região e buscando soluções para problemas comuns e em conjunto que afeta todos.
Por isso, lança esse abaixo assinado para solicitar à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú que ampliem o diálogo e a fiscalização às empresas recicladoras instaladas nos bairros dos Municípios, Vila Real e Iate Clube visando:

1. Organização de sua logística de carregamento/descarregamento da atividade visando não obstruir vias públicas;

2.  Realização de manutenção e limpeza constante de seu espaço visando erradicação de insetos e roedores;

3.  Controle de entrada de materiais visando não tornar-se fomento de repasse para materiais furtados no entorno.

Assessoria de Imprensa Acibalc

Publicidade