Ações na Praça das Figueiras marcam encerramento do Janeiro Branco

Publicidade

A Secretaria de Saúde de Camboriú promoveu diversas ações em alusão ao Janeiro Branco. O mês foi criado para lembrar e alertar sobre os cuidados com a prevenção e promoção da saúde mental. Nessa quinta-feira, dia 31, uma série de ações, como orientação de onde procurar ajuda, abordagem de pessoas, distribuição de panfletos e dinâmica com balões. O evento foi realizado na Praça das Figueiras e marca o encerramento das atividades.

Durante o mês psicólogos e profissionais do Caps e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estiveram nas Unidades de Saúde promovendo roda de conversas e tirando dúvidas das pessoas. “O mês é para trabalharmos a prevenção. É um hábito do nosso país esperar ficar doente para ir ao médico. E normalmente a doença começa no emocional, senão tratada vira doença física”, alerta a psicóloga do Caps, Eunice Enokda.

Dentre as ações, foram realizadas dinâmicas com balões. A pessoa enche o balão e cola figuras ou desenha seu rosto conforme ela está se sentindo. As psicólogas observam e dependendo do desenho, abordam a pessoa, conversam e orientam. As gêmeas Olívia Fischer e Cristiana Fischer, de seis anos, desenharam nos balões delas duas carinhas felizes.  “O retrato no balão diz muito sobre o estado emocional da pessoa”, comenta a psicóloga do Caps, Joyce Almeida Cruz.  “Infelizmente o paciente só procura tratamento para problemas relacionados à saúde mental quando já está em sofrimento”, conclui.

Publicidade

As professoras da Academia de Saúde Carina Gonçalves e Tatiana da Silva também participaram da ação lembrando as pessoas de cuidar da mente e do corpo.  Explicaram sobre a importância da atividade física para a saúde mental.

As profissionais alertam para os cuidados básicos com a saúde mental

Buscar o equilíbrio, respeitar o limite, ter momentos de lazer, cuidar da alimentação, não abusar do álcool, não consumir drogas, cuidar do lado espiritual, praticar atividades físicas e se afastar de pessoas tóxicas e negativas.

Publicidade