O acrobata Fabio Luis Santos, que integra a equipe do Cirque du Soleil, esteve em Camboriú na manhã desta quarta-feira, dia 4. Ele visitou a escola municipal Abelardo Torquato Rosa e conversou com alunos sobre a rotina e a experiência de trabalhar em um circo itinerante. Tanto o artista como as crianças fizeram apresentações com objetos circenses.
Acrobata do Cirque du Soleil visita escola de Camboriú
Publicidade
“Os alunos estão participando de um projeto sobre circo nas aulas de Educação Física. Sabendo disso, o professor de Artes da escola, que estudou com Fabio anos atrás, o convidou e o encontro se concretizou”, explica a diretora da escola Luciana Crispim. “O acrobata falou dos benefícios que a ginástica artística traz para o físico e a mente, assim como questões de socialização, e encorajou as crianças a buscarem seus sonhos, sem desistir no meio do caminho”.
O projeto circense em execução na escola surgiu após a professora de Educação Física, Welisa Bayer Verch, constatar que metade dos alunos nunca havia ido a um circo. Para aproximá-los dessa realidade, a profissional organizou rodas de conversas, apresentou vídeos do Cirque du Soleil e iniciou a confecção de materiais. “Os alunos confeccionaram bolas de malaraberes, claves, pernas de pau, pés de lata, tábuas de equilíbrio, entre outros. Eles se empenharam, com ajuda dos familiares, e hoje utilizam os objetos para diversão nas horas vagas”, compartilha a professora.
O artista
Fabio Luis Santos é natural de Itajaí, mas filho de uma moradora de Camboriú. Em 2008, o jovem passou em uma audição do Cirque du Soleil, realizada no Brasil, e entrou para a companhia. Um ano depois, viajou para Montreal, no Canadá, e fez formação por oito meses. O artista já se apresentou no número de acrobacias Tournik, do espetáculo Corteo, que viajou a América do Sul, e atualmente é coreógrafo do espetáculo Totem.