Agentes de combate à dengue têm dificuldades para vistoriar prédios residenciais

Publicidade

Os agentes de combate à dengue estão enfrentando dificuldades para fazer as atividades de prevenção e orientação em prédios residenciais de Itajaí. Nesta semana, 55 agentes de endemias estão trabalhando no bairro Fazenda para eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Apesar de estarem identificados com uniformes e crachás, muitos moradores não têm permitido entrada dos agentes nos edifícios.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira, os agentes de endemias visitam a área comum do prédio e os apartamentos até o terceiro andar, prestando informações e eliminando criadouros. Em caso de dúvida, Vieira explica que os moradores podem solicitar a presença do supervisor da equipe, que atua com o carro oficial da Secretaria de Saúde.

“Quando há recusa da visita, o supervisor vai até o local para conscientizar o responsável para que o agente possa fazer a vistoria e a orientação. Muitas vezes precisamos acionar a Vigilância Sanitária para quebrar essa resistência”, relata o coordenador.

Publicidade

Vieira ressalta ainda que todos os imóveis residenciais, comércios, prédios e terrenos baldios devem ser visitados para eliminação de possíveis criadouros do Aedes Aegypti, bem como para orientação da população. “Existe uma legislação que permite o ingresso dos agentes de endemias nos imóveis, mas queremos que a população se consciente da importância desse trabalho e receba os profissionais sem o uso dessa lei”, comenta.

Após a vistoria no bairro Fazenda, os agentes de endemias irão trabalhar no Centro, que também possui grande quantidade de prédios residenciais e comerciais.

_____________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Publicidade