Albertina Berkenbrock, a beata que pode se tornar a primeira santa catarinense

Publicidade

Albertina Bekenbrock pode ser tornar a primeira a santa nascida em Santa Catarina. A figura religiosa foi beatifica em 20 de outubro de 2007, pela Igreja Católica. O processo de canonização, que a tornará santa, tramita no Vaticano, é pode ser votado em 2023.

O Vaticano registra que a menina de 12 anos foi morta por um funcionário da família da jovem, em Imaruí, no Sul catarinense. O homem esperou ficar a sós com a menina, em 15 de junho de 1931, quando ela procurava um boi que havia fugido do piquete.

Indalício Martins, apelidado de Maneco Palhoça, mentiu para a menina, dizendo que o animal estava em um bosque. Dentro da mata, o homem abusou da menina. A jovem teria gritado: Não, é pecado! Deus não quer. Não me maltrates! É pecado!”. Com um canivete, ele a feriu, quase degolando-a, não conseguindo concluir o crime de estupro.

Publicidade

Maneco ainda chegou a acusar um moço inocente, o João Cândido, mas, logo a farsa foi desmascarada e o assassino foi preso e condenado, arrependido da morte e de mais duas outras que confessaria depois.

A morte gerou comoção na cidade: “Mataram a nossa Santinha”. O Padre Sérgio Jeremias de Souza, vice-postulador da Causa, encaminhado ao Vaticano alguns casos que podem ser declarados milagres. Na cidade, foi erguido o Santuário Diocesano da Bem-Aventurada Albertina Berkenbrock.

Filme conta a vida da beata

O filme “Albertina – A história da menina que tocou o Céu e o coração de todo um país” (2020), dirigido pelo cineasta Luiz Fernando Fernandes Machado e produzido pela Companhia Boanova de Cinema, de Florianópolis, foi gravado no município de Imaruí e em São Martinho com atores profissionais e amadores: foram integrados em torno de 3 mil pessoais locais ao projeto, em sua maioria da Amurel, a Associação dos Municípios de Laguna. Além de devotos, alguns parentes da Beata também participaram ativamente. A obra já coleciona mais de 50 premiações nacionais e internacionais e foi disponibilizada para streaming, em 6 idiomas, através das plataformas digitais como Lumine, Amazon Prime Video e Loocke.

A primeira santa brasileira e a primeira santa em Santa Catarina

A Santa Paulina, que possui santuário no município catarinense de Nova Trento, foi a primeira santa canonizada no Brasil, mas por ter nascido na Itália, não pode ser considerada a primeira santa brasileira ou catarinense. A canonização ocorreu em 2002.

Já Irmã Dulce, que construiu uma obra social na Bahia, foi canonizada em 2019, por conta de milagres. Ela foi nomeada como Santa Dulce dos Pobres, se tornando a primeira santa nascida no Brasil.

Assim, se canonizada, Albertina Berkenbrock se tornará a primeira santa nascida em Santa Catarina.

SCC 10

Publicidade