ALERTA NA REGIÃO – Previsão de chuva forte e maré alta no fim de semana

A Defesa Civil do Estado emitiu ontem (16) um alerta de chuva forte na região da Foz do Rio Itajaí no fim de semana, entre os dias 19 e 20 de junho.

Segundo a Epagri/CIRAM, a previsão é de chuva persistente, moderada a forte, em alguns momentos, com trovoadas isoladas e totais elevados em curto intervalo de tempo. Em média, pode chover de 60 a 80mm e pontuais acima de 100mm sobretudo no Litoral e áreas próximas, com risco de alagamentos.

Nesta quinta (17), a Epagri/CIRAM emitiu um novo alerta para maré alta e inundações costeiras no mesmo período. A previsão que vai do dia 19 ao dia 21, é de inundação costeira (alagamentos) e/ou estreitamento da faixa de areia nas praias devido às ondas de leste (E) com picos de 3,0 a 3.5 m no litoral.

A previsão de fortes chuvas e maré alta traz preocupação para as regiões costeiras e, principalmente, em áreas ribeirinhas que sofrem com alto volume de chuva em dias de maré alta. A combinação prevista para o fim de semana pode trazer alagamentos severos e inundações em vários bairros de Camboriú e Balneário Camboriú.

Defesa Civil de BC

Em contato com o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, ele informou que as condições meteorológicas são acompanhadas em tempo real junto a Defesa Civil do Estado. O diretor esclareceu que a Defesa Civil da cidade trabalha em regime de alerta 24 horas, independente das previsões e está pronta para agir em caso de necessidade.

De acordo com o diretor, a princípio, não haverá grande influência das previsões em Balneário Camboriú, além da maré alta que pode alagar os pontos já conhecidos. Além disso, o departamento permanece em monitoramento para qualquer mudança.

“Estamos acompanhando a evolução do evento, que pode atualizar a qualquer momento. Se houver agravamento no quadro, o departamento estará analisando com mais atenção e tomando as medidas necessárias.” finalizou o Fabrício Melo.

Em caso de emergências, ligue 199 ou (47) 99232-4928

Defesa Civil de Camboriú

Em nota nas redes sociais nesta quarta (16), a Defesa Civil emitiu um comunicado sobre as chuvas do fim de semana. “A previsão é de que a chuva comece a ganhar força no sábado, dia 19, pela manhã e se estenda até domingo, dia 20. Com acumulados médios de 70mm de chuva. Há risco de alagamentos pelo grande volume de chuva em pouco tempo. Mediante este alerta a Defesa Civil de Camboriú estará de plantão a partir de sexta-feira, dia 18, até o domingo. Assim como o corpo de bombeiros e a equipe de voluntários da prefeitura.”

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da prefeitura de Camboriú para saber se o departamento emitiria um novo comunicado sobre o novo alerta da Epagri/CIRAM, mas não obteve resposta.

Em caso de emergências,  ligue 199 ou envie um whatsapp para o telefone (47) 99288-4392