Alesc sedia mostra “Metamorfoses da Vida: Reflexões Pictóricas”

A médica e artista visual Mariette Van De Sande Silveira terá suas telas expostas no Espaço Cultural Cruz e Sousa da Alesc FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
Publicidade

Agosto chega com a sensibilidade aflorada no Parlamento catarinense. A arte entra em cena para ilustrar a importância de uma instituição que há 67 anos é o retrato do amor na Capital dos catarinenses, a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte).

Dezoito telas dão vida à exposição “Metamorfoses da vida: Reflexões pictóricas”, da médica e artista visual Mariette Van De Sande Silveira.

Promovida pela Gerência Cultural do Parlamento, esta apresentação  integra a mostra institucional “Serte”, uma História de Amor, inaugurada nesta segunda-feira (7), às 19 horas, no Plenarinho da Casa.

Publicidade

A artista Mariette Van De Sande Silveira, que  é membro da  Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), pontua que a sua exposição é busca através da arte provocar, sensibilizar e estimular a reflexão sobre situações sociais cotidianas, buscando uma melhor interação humana e promovendo transformações e soluções para dilemas.

A mostra “Metamorfoses da vida: Reflexões pictóricas”  que inicia nesta segunda-feira (7) e se estende até o dia 17 de agosto,  irá destinar todo o valor arrecadado com a venda das obras para a Serte.

Aquarela de cores e poesia
Nas 18 telas que decoram as paredes do Espaço Cultural Cruz e Sousa, no segundo andar do Parlamento, chama à atenção as tonalidades fortes e intensas de seu trabalho, que retratam a natureza em todo o seu esplendor.

Das 18 telas, 17 têm dimensões de 70 por 50 centímetros e uma, que se destaca por uma dança das borboletas, tem 90 por 127 centímetros. Essa tela batizada de “Borboletas” é uma verdadeira aquarela de cores e de sensibilidade.

“A natureza nos inspira. Vejo beleza e a poesia da vida, no encantamento das flores e na interação com ao animais”, avalia a artista.

Beleza e encantamento
Essa concepção pode ser vista em praticamente em todo o seu trabalho, como na tela “Donos da sala”, onde ali estão animais caprichosamente deitados. A leoa e seu filhote compartilham o momento inusitado com um pássaro de cor azul, em plena sala da casa.

A natureza está presente ainda nas flores, que para ela significa a expressão artística de emoções sublimes. Para Mariette, todos esses elementos estão em sintonia, com sentimentos e evocando significados. ” Refletem um ciclo de metamorfose  na relação entre humano, animal e a natureza”, observa. Ela define que nesta exposição, buscou reunir beleza, sentimentos e estímulo para a reflexão.

Serviço
O quê:  Exposição “ Metamorfoses da vida: Reflexões pictóricas”
Onde: Espaço Cultural Cruz e Sousa – Alesc
Quando: De 7 a 17 de agosto

Valquíria Guimarães
AGÊNCIA AL
Publicidade