Cerca de 40 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) irão participar da 14ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que será realizada em Jaraguá do Sul, entre os dias 9 e 14 de outubro.
Os paratletas representarão o município, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), nas modalidades de atletismo, futsal, bocha e bocha paralímpica.
Os competidores participarão do Parajasc pelo segmento intelectual, nos naipes feminino e masculino. Dentro do segmento, a equipe terá um time de portadores da síndrome de Down, que irá disputar o atletismo; demais deficientes intelectuais participando das três modalidades; e cadeirantes portadores de paralisia cerebral, que integrarão o time de bocha paralímpica.
“A participação na competição é muito importante para promover a socialização e a inclusão dos nossos alunos através do esporte, além de melhorar a qualidade de vida deles”, explica o professor da APAE, Edison Pereira da Silva. Ele conta que os competidores iniciaram a preparação em março desse ano, com treinos de 2 a 3 vezes na semana. “Todos têm condições de chegar lá e fazer um bom trabalho”, completa.