Alunos de Xanxerê fazem experimento que será testado no espaço por astronautas da Nasa

Publicidade

Estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Xanxerê, no Oeste, venceram uma competição nacional e vão ter um experimento testado no espaço por astronautas da Nasa, a agência espacial norte-americana. Eles desenvolveram um filtro de água que pode ser usado no espaço.

A invenção foi desenvolvida por quatro estudantes – Roberta Debortoli, Renata Müller, Ricardo Cenci e Isabela Battistella – com os professores Andreia Weber, Victor Bernardes e Daniel Ecco.

O experimento consiste na filtragem para que quem estiver no espaço possa tomar água potável. Isso já se pensando nas futuras viagens espaciais. O experimento é baseado no filtro de barro brasileiro, segundo o IFSC.

Publicidade

A ideia dos jovens pesquisadores é reaproveitar água na estação espacial. Como lá a gravidade é quase zero, a filtragem vai ocorrer por capilaridade, ou seja, a água vai subir pelo filtro, e não descer, como ocorre na Terra.

“Tem muitas pesquisas agora que estão procurando água em Marte. E uma coisa que a gente espera é que a gente consiga filtrar essa água, depois de ela ser estudada e tal, e usar o nosso filtro lá”, disse a estudante Renata Müller.

“Nós vamos trabalhar em correções do projeto. Para nós aperfeiçoarmos ainda mais o experimento para finalizar e, aí sim, poder lançar para o espaço em junho”, disse o professor Daniel Ecco.

Nenhum dos alunos é da área da astronomia. Todos estão no segundo ano do Ensino Médio de técnico em Informática. Agora, eles pensam no envio da pesquisa, a única selecionada no Brasil. “É muito importante para eles. Não estão nem na graduação e já fazer um projeto desse nível”, disse a professora Andréia Weber.

Os testes vão ocorrer durante um mês na estação espacial. Na volta, o resultado vai ser apresentado nos Estados Unidos.

Os estudantes que desenvolveram o projeto foram convidados a participar de um congresso para a exposição dos resultados em Washington, capital dos Estados Unidos e sede da Nasa. Para conseguirem ir até lá, porém, os alunos precisam de patrocínio. Para saber como ajudá-los, entre em contato com IFSC Xanxerê pelo telefone (49) 3441-7900 e pelo email [email protected].

Participaram da competição vencida pelos estudantes de Xanxerê 4,2 mil estudantes de 172 escolas. O grupo foi o único finalista vindo de unidade de ensino pública.

Publicidade