Alunos do CEM Dona Lili participam de “Sensibilização Ambiental” na Praça dos Pescadores

Publicidade

A manhã desta sexta-feira (09), iniciou animada para os alunos do Ensino Fundamental do CEM Dona Lili. Com música, exposição de murais, distribuição de informativos, entrega de mudas de árvores e diversas oficinas os alunos participaram da “Sensibilização Ambiental” para encerrar a Semana do Meio Ambiente, na Praça dos Pescadores, na Barra. Foi preciso um caminhão da Secretaria da Educação para levar todos os materiais da interação. Até o fim da tarde, turmas do 1º ao 9º ano mostrarão seus trabalhos, interagindo com a comunidade local.

Várias mesas foram dispostas para os alunos do 1º ano. Eles pintaram tecidos que serão costurados e transformados em sacolas retornáveis. Com muita descontração a professora de Educação Física Liege Souza, colocou roupa e peruca feita de material reciclável e incorporou a personagem “Recicléia”, que de maneira lúdica divertiu e chamou a atenção para a conscientização da sustentabilidade. A personagem ainda participou do pedágio com os alunos, que entregaram aos motoristas panfletos do Programa Terra Limpa.

A turma do 2º ano montou uma bancada de brinquedos recicláveis confeccionados em sala de aula. Em uma oficina os alunos do 3º ano explicaram o processo para a reciclagem de papel. O papel picado é mistura com água e cola e batido no liquidificador. Depois em uma bandeja ele é peneirado com uma tela e colocado para secar. Para colorir, os alunos usam tinta em spray. Amostras dos papéis foram distribuídas com a mensagem “Somos Todos Responsáveis pela vida no Planeta”. Eles ainda participaram de uma oficina em sala de aula, e trouxeram para a exposição, mostrando o processo de metamorfose da borboleta. A fase da ovulação em folhas, do crescimento da lagarta e depois na transformação do inseto.

Publicidade

Já os alunos do 4º ano expuseram animais e vulcões feitos de garrafas pet e caixas de papelão. Para José Carlos de Almeira, de 10 anos, a reciclagem e o descarte correto do lixo é imprescindível para um ambiente saudável. “Se as pessoas jogam o lixo em qualquer lugar, isso vai se acumular e depois não teremos onde morar”, se preocupa o aluno.

A mesa do 5º ano realizou a entrega de garrafas pet para o descarte do óleo de cozinha e sabão líquido feito com o óleo usado. Anelise da Conceição, de 10 anos, já aprendeu os males que o derramamento de óleo pode causar na natureza “Um litro de óleo jogado na água dos rios e mares polui até 10 mil litros dessa água. Então é muito importante a gente ajudar o meio ambiente”, falou Anelise.

As turmas do 6º ano distribuíram mudas de árvores e realizaram pesquisa de opinião para incentivar as pessoas a terem hortas em casa. O 7º ano participou com exposição de painéis interativos como o da linha do tempo: animais em extinção e mural da coleta seletiva.

O 8º ano distribuiu marca páginas com informativo sobre o meio ambiente em português e inglês e ainda e explicaram por meio de painéis sobre o tempo de decomposição dos materiais na natureza.

A turma do 9º ano trouxe a rádio “A Voz da Criança”, projeto da escola, que ficou responsável pela animação do público tocando músicas e passando informações de conscientização ambiental, além de declamação de poesias pelos alunos. Eles também distribuíram pacotes de chás e montaram uma oficina de pintura, em que pintavam com tinta guache desenhos de animais e plantas nos rostos nas crianças.
De acordo com Diretora da Escola, Magali Kehrwald, essa é a 6ª edição das exposições da Sensibilização Ambiental e de maneira prática os alunos levam estas mensagens às suas famílias, e assim espalham para a comunidade. “Isso é até engraçado, porque os pais vêm nos relatar, que em casa os filhos são chatos e pegam no pé mesmo para separar de forma correta o lixo, não jogar o óleo de cozinha no ralo da pia. Então eles acabam sendo os fiscalizadores nas suas residências”, conta a diretora.

As atividades seguem no período da tarde 14h às 16h, de acordo com o horário de aula dos estudantes.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Publicidade