Ambiental com taxa de coleta de lixo mais cara em Balneário Camboriú

No mês de janeiro os contribuintes de Balneário Camboriú tiveram uma não muito grata surpresa ao receber o carnê para pagamento da taxa de coleta de lixo na cidade.

A taxa de coleta de lixo, realizada e cobrada pela empresa Ambiental, teve um reajuste de 17,67% para 2022. O reajuste ficou acima até mesmo do IPTU da cidade, que foi de 10,30%. O ultimo aumento na taxa de coleta de lixo aconteceu em dezembro de 2020.

Questionada qual índice foi usado para basear o reajuste, a empresa informou que não há um específico, mas sim uma “atualização” na tabela de custos e o aumento é autorizado pela prefeitura de Balneário Camboriú.

“O percentual de reajuste da tarifa não é definido por um índice, a Tarifa é calculada a partir de todos os custos do ano anterior, conforme planilha de formação de preço aprovada pela Prefeitura. A planilha engloba todo e qualquer custo que envolva o serviço de coleta comum e seletiva prestado (salários, benefícios, manutenções, diesel, disposição do resíduo em aterro sanitário, etc.), bem como dos serviços planejados para acontecer no decorrer do ano (ampliação da coleta mecanizada em dois bairros, início do projeto piloto de compostagem, intensificação da coleta seletiva de vidros, etc.).” informou a empresa.

Confira como ficam as tarifas mensais dos serviços na cidade

Publicidade