Amostras de água pluvial na Praia do Estaleiro estão dentro do esperado, afirma Secretaria do Meio Ambiente

Publicidade

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, o laudo realizado pela Emasa comprovou que as amostras de água pluvial coletadas no dia 17 de março de 2023, na Praia do Estaleiro, estão dentro do esperado para a região.

A análise da água foi solicitada pela Associação de Moradores do Estaleiro, na pessoa do seu presidente Laurindo Ramos.

“Embora a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) esteja acima da norma, isso se deve ao tratamento precário de efluentes nos estabelecimentos comerciais e residências locais, que ainda é feito através de fossas e deságua na drenagem pluvial”, esclareceu Maria Heloísa.

Publicidade

Segundo a Secretária, essa prática não é a ideal, mas era aprovada na região até 2018/2019, quando não havia rede de água encanada e todos captavam água de poços, o que impedia a infiltração do efluente. Apesar disso, os fiscais constataram na vistoria que a quantidade de efluente é baixa e não há contaminação da praia, já que a água que chega na praia provém de um curso d’água.

Segundo técnicos da SEMAM, o aspecto desagradável na água, causado pelo acúmulo de material dentro da drenagem, pode ter sido gerado por uma guarapeira na região que havia ligado sua pia diretamente no curso d’água, mas o local já foi notificado a regularizar essa prática.

A Secretária ressaltou que as amostras de água são feitas semanalmente na praia e nunca há contaminação comprovada.

Publicidade