APAE de Balneário Camboriú envolve alunos em projeto artístico inovador

A APAE de Balneário Camboriú, em seus 36 anos de história, permanece na busca incessante de qualificar suas ações, bem como, contribuir na luta pela garantia de direitos das pessoas com deficiência. Diante desta busca, a diretoria da associação propõe aos seus alunos, neste ano, um projeto inovador que tem as artes como palco para novos aprendizados.

Contudo, distancia-se do estereótipo de projetos voltados à socialização e bem-estar comumente aplicados a pessoas com deficiência, ao apresentar o Livro digital e Audiolivro: Histórias Especiais, que atinge obviamente essas áreas indiretamente. Na verdade, evidencia a produção de conteúdo artístico, a partir de vivências criativas de educação e estimulação.

O coordenador do projeto, professor Luciano Candemil, evidencia que esta proposta não busca tratar o aluno com deficiência como um ser dissociado da produção cultural da cidade e sim como partícipe, como ser criativo e competente.

A condução da oficina de estimulação de narração instigou e investigou narrativas nascidas das mentes desses alunos. A partir de leituras e contação de histórias, jogos criativos, momentos de livre expressão, por meio da palavra falada, escrita, de símbolos, sons ou desenhos, criaram narrativas autorais, mediadas pela contadora de histórias e multi artista Bel Bandeira.

O objetivo do projeto é estabelecer um processo criativo entre artistas de diferentes linguagens e alunos com deficiência (transtornos cognitivos ou intelectuais), para a produção de uma publicação digital, com versão em Audiolivro e outra em vídeo com tradução em libras, de conteúdo literário a ser oferecida para a comunidade em geral, bem como para fruição artística.

O livro será composto por seis histórias e seis ilustrações desenvolvidas por alunos da APAE de Balneário Camboriú após oficina de narração de histórias e desenho, priorizando conteúdos com maior potência artística, sob o aspecto da poética. Em fase de finalização das histórias, o projeto pretende publicar o livro no mês de dezembro de 2021, num evento com a participação de toda a comunidade, seja online ou presencial.

A relevância deste projeto é dar a oportunidade de identificar, publicar, divulgar e potencializar fazeres artísticos para a grande comunidade ao promover, por meio da arte, a inclusão, num processo criativo, organizado por profissionais competentes que acreditam no potencial humano.

Contatos: Diretoria APAE BC (47) 996185848 / (47) 33635106