Apenas um ponto poluído nas praias de Balneário Camboriú

(Foto: Waldemar Cezar Neto)
Publicidade

As coletas para análise da água do mar, realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), no dia 10 de dezembro, em Balneário Camboriú, mostraram apenas um ponto poluído entre todos os analisados.

Esse ponto é na Lagoa de Taquaras que há anos se mostra poluída.

Porém os laudos do IMA consideram quase toda Balneário Camboriú imprópria para banho, devido ao fato daquele Instituto, irresponsavelmente, realizar coletas em períodos de chuva intensa, o que distorce os resultados.

Publicidade

A legislação diz que um ponto de praia é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras, coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Como o IMA coleta apenas uma vez por semana, resultados de até 5 semanas atrás influenciam os laudos de mais de um mês. Dessa forma, coletando com chuvas intensas, quando o mar fica sujo pela enxurrada, o Instituto consegue causar enorme prejuízo à imagem das cidades litorâneas.

O fato concreto é que as praias de Balneário Camboriú costumam ser seguras para banho, que deve ser evitado quando ocorrerem chuvas intensas que levam a sujeira das ruas e da areia para dentro do mar.

Publicidade