A chuva que caiu na tarde do dia 1º em Balneário Camboriú e Camboriú, tranquilizou o abastecimento de água nas duas cidades.
O Rio Camboriú, que havia registrado uma queda drástica no nível do ponto de captação, voltou a subir. Na manhã de ontem, o nível no ponto de captação chegou a 21 centímetros.
A Emasa, em nota publicada ontem(1º) em um grupo de jornalistas, alertou que “se” não chovesse e o nível do rio não subisse até a noite, “poderiam” adotar medidas emergenciais como rodízio ou racionamento. Infelizmente, alguns veículos de comunicação publicaram como sendo quase certo o racionamento, causando uma pandemia na população.
Após o desbloqueio de algumas barreiras ilegais encontradas no rio e a chuva intensa que caiu no final da tarde e noite, o nível do Rio Camboriú voltou a subir, chegando a marcar 1,35m por volta das 8 da manhã. Os reservatórios marcavam R1-Centro 92,62%, R2-Barranco 95,43% e R3-Ariribá 71,88%, se sua capacidade, por volta das 9 da manhã de hoje.
Com a situação sob controle, os chuveiros da praia foram religados para os banhistas. A situação continua sendo supervisionada pela Emasa e o alerta para o uso consciente, permanece. Os rizicultores foram autorizados a abrir os canais para uma nova reservação de água bruta. A previsão do tempo indica mais chuva ainda hoje e nos próximos dias.
O Diretor Geral da Emasa, Douglas Costa Beber, tranquiliza a população sobre o abastecimento. “Com o nível do rio estabilizado, reservatórios cheios e a previsão de mais chuva nas próximas horas, a situação está bem mais confortável e tranquila. Manteremos a palavra e não faltará água nesta temporada de verão.” destacou Douglas.
O diretor ainda destaca que, mesmo com todos os riscos e situação crítica do Rio Camboriú, em nenhum momento o abastecimento da cidade foi afetado ou teve qualquer registro de falta de água.
Falta de água ou problemas no abastecimento podem ser comunicados através dos números: SAC 0800-643 6272 (47) 3261-0000 (Whatsapp)
Confira a Situação Atualizada 11:15hs
Nível do Rio no Ponto de Captação: 1,29m
Reservatório R1 – Centro = 83,66%
Reservatório R2 – Barranco = 91,43%
Reservatório R3 – Ariribá = 82,10%
Tratamento de Água Total = 1000,3 l/s
Envio para Camboriú = 267,86 l/s
Envio para reservatórios de Balneário Camboriú = 732,42 l/s