Arrancadão de Canoas é no próximo fim de semana

Depois de quase dois meses de dedicação à safra da tainha, os pescadores de Santa Catarina vão confraternizar no 3º Arrancadão de Canoas Artesanais, neste sábado e domingo (3 e 4), em Balneário Camboriú. Além do arrancadão de canoas, que são disputas envolvendo duas embarcações por vez, o evento terá outras provas, comercialização de comidas típicas e apresentações artísticas (confira a programação completa no anexo).

As competições são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar as brincadeiras e os shows, gratuitamente. As provas ocorrerão na Praia Central, na Barra Sul. Já as apresentações artísticas e a gastronomia estarão concentradas na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. O evento marca o fim da safra da tainha e encerra também as comemorações do aniversário de 55 anos da cidade.

Estão previstas ainda provas de arremesso de tarrafa, cabo de guerra e brincadeiras como a prova do pirão e a escolha do pescador mais bonito, mais feio, mais antigo, mais novo, entre outras. Haverá jogo de dominó (que é a distração dos pescadores nos ranchos enquanto aguardam a chegada do cardume da tainha) e de futebol.

Realizado pela Colônia de Pescadores Z7 e Equipe Arrancadão, o evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundação Cultural. “O objetivo é fortalecer e unir os pescadores no encerramento da safra da tainha. Essa festa é voltada ao pescador artesanal da pesca da tainha para a confraternização, para que a nossa raiz não seja deixada de lado, para que essa tradição seja repassada às novas gerações”, diz um dos idealizadores do Arrancadão, Joabe Linhares.

“Este ano contaremos com o apoio das empresas “camaradas” que ajudam desde a primeira edição do evento, através de contribuições espontâneas, por acreditarem na causa. Começamos a fazer um trabalho para as empresas maiores olharem com mais carinho e atenção para o evento. O Arrancadão proporciona o contato direto com as pessoas que formam a raiz da nossa Cultura, que é a Pesca Artesanal. Portanto, apoiar o evento significa fortalecer a cultura local e representa a união das marcas com a terra. A Cervejaria Barra Sul e o Paraná Banco já têm esta percepção e serão nossos parceiros este ano.” explicou o publicitário e consultor de marketing Douglas Kwiatkowski, responsável pela divulgação do evento.

Na programação de shows do Arrancadão, estão previstas apresentações de artistas locais e nacionais, como as bandas Garotos de Ouro (sábado, às 21h) e Dazaranha (domingo, às 20h). Pratos típicos, como tainha assada, marisco ao bafo, camarão soltinho, bolinho de peixe, bolinho de camarão e casquinha de siri, poderão ser adquiridos na Praça do Pescador, além batata frita, cachorro-quente, pipoca e quentão.

Confira a programação completa.