“Ataque hacker” deixa secretarias sem acesso a serviços da prefeitura

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Um suposto ataque que parece ter sido na rede interna da prefeitura, deixou as secretarias sem acesso aos serviços da prefeitura. Em resumo, as secretarias não tem acesso ao servidos da prefeitura onde ficam armazenados os dados.

Isso aconteceu pois um “ataque cibernético” bloqueou os acessos das secretarias aos servidores. Porém, para usuários externos tudo funciona normalmente, o que parece ter sido um problema na rede interna da prefeitura.

Só em 2020, a Divisão de TI da Prefeitura de Balneário Camboriú efetuou compras na casa dos R$ 3 milhões. Entre eles, um appliance de infraestrutura hiperconvergente no valor de 1,98 milhão de reais, com o intuito de melhorar o desempenho e a segurança da rede da prefeitura. O diretor que realizou esses “investimentos” não faz mais parte do governo.

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Conforme informações obtidas pela reportagem, há alguns dias o departamento de TI estava resolvendo problemas no sistema que gerencia os usuários e fornece dados para vários serviços, inclusive 1Doc, que possibilita o acesso de usuários e das secretarias aos sistemas da prefeitura. Se a situação se agravou, pode ser a real causa do problema e não exatamente um “ataque cibernético”, como relatado pela prefeitura.

Segue a nota emitida pela prefeitura 

Ataque cibernético compromete serviços da Prefeitura de Balneário Camboriú

A Prefeitura de Balneário Camboriú está nesta quarta-feira (27) sem serviços on-line devido a um ataque cibernético de Ransomware, que é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido. A Administração Municipal registrou um Boletim de Ocorrência para investigar o caso.

Segundo o diretor da Divisão da Tecnologia de Informação (DTI), Henrique Otte, a previsão que os serviços voltem a normalidade ainda hoje. “Nenhum dado foi comprometido, pois conseguimos conter o acesso do ransomware e bloqueamos o sistema para garantir a segurança das informações”, explicou.

O diretor informou ainda que o ataque ocorreu devido a alguns computadores da Prefeitura estarem com Windows 10 desatualizado ou com versão anterior. “Faremos a atualização de máquina por máquina para garantir a segurança dos dados de todos servidores”, completou.

Todas as secretarias estão com serviços bloqueados, como o 1Doc, e também os para o público externo os serviços localizados na aba “Cidadão” no site da Prefeitura (www.bc.sc.gov.br).

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO PMBC

 

Imagem Ilustrativa

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