Aulas da Rede Municipal de BC estão acontecendo online

Governo de Santa Catarina prorrogou a quarentena adotada para minimizar o contágio do coronavírus. Um novo decreto, publicado no domingo (12) estendeu até o dia 31 de maio a suspensão aulas presenciais em todo o Estado. Balneário Camboriú, que segue as determinações do Governo do Estado, mantém as aulas online através nova plataforma disponibilizada pelo Google – Sala de Aula , para a Prefeitura de Balneário Camboriú. O processo iniciado em 30 de março, já atinge cerca de 12 mil alunos.

Os pais e/ou responsáveis das crianças matriculadas nas escolas municipais receberam um acesso exclusivo para utilizar a Plataforma, que diariamente é alimentada pelos professores da rede municipal. O objetivo é manter o aluno em contato com as questões educacionais. Desde o dia 18 de março, as aulas estão suspensas no Município, devido à pandemia do coronavírus  Para tirar qualquer dúvidas de como utilizar a Plataforma, a Secretaria de Educação disponibilizou, ainda em março, dois números de WhatsApp para os responsáveis entrarem em contato caso se faça necessário. O números são: 47 9982-2258, para dúvidas sobre contas e e-mails, e 47 9982-2317, para dúvidas de utilização do Google Sala de Aula.

“Sabemos como as aulas presenciais são importantes, mas nesse momento é fundamental ficarmos em casa. É importante que os pais criem uma rotina para seus filhos, com seriedade e disciplina, enfatizando a importância dos estudos em domicílio. Nossas equipes estão engajadas em manter o conteúdo atualizado e nossos alunos na rotina escolar. Isso só reforça o nosso comprometimento com a Educação, mesmo nesse momento tão difícil que toda sociedade enfrenta”, enfatiza o prefeito Fabrício Oliveira.

Diante do prolongamento do isolamento social, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú reformulou o planejamento escolar do Ensino Fundamental, de forma a trabalhar de modo online os conteúdos que não exijam tanto a presença do professor. “A partir desta semana vamos trabalhar, nas vídeoaulas conteúdos que não exijam tanto a presença do professor, e quando retornarmos ao modo presencial, ministraremos os conteúdos que necessitem mais da presença do professor junto ao aluno. Essa é uma forma que adotamos para mantermos em dia o conteúdo da grade curricular, sem prejudicar o ano letivo e muito menos o aprendizado”, registra a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba

Todo conteúdo diário repassado na plataforma Google – Sala de Aula é fornecido por professores da Rede Municipal, Tanto a Educação Infantil, quanto o Ensino Fundamental foram contemplados com a Plataforma, cada faixa etária com seu estilo de didática, veja abaixo:

Educação Infantil

Para crianças de zero a seis anos, matriculadas em um dos Núcleos de Balneário Camboriú, a Secretaria de Educação disponibilizou 10 salas de aulas para que os pais possam acessar, com seu endereço de e-mail do Gmail, a plataforma. As salas de aula possuem o mesmo conteúdo, porém, um limite de acessos, por este motivo foi necessária a abertura de mais salas. Para o responsável ter o livre acesso na plataforma basta entrar com seu e-mail e escolher uma das salas com seus respectivos códigos abaixo:

 

SALA 1 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Já chegou ao limite total

SALA 2 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Já chegou ao limite total

SALA 3 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Código da turma: aj743od

SALA 4 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Código da turma: beh6brh

SALA 5 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Código da turma: jr43q6l

SALA 6 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Código da turma: vjns2k6

SALA 7 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Código da turma: xdm45b3

SALA 8 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Código da turma: kfmosix

SALA 9 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Código da turma: d7negoh

SALA 10 – Educação Infantil BC – Famílias e Professores

Código da turma: h6vbefi

Nos anexos da matéria também há um passo-a-passo para auxiliar os pais e/ou responsáveis a acessarem as atividades desenvolvidas.

Ensino Fundamental

As atividades propostas para os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de BC são desenvolvidas pelos professores por meio de vídeo aulas, textos e atividades interativas. O objetivo é que a criança mantenha sua rotina de estudos mesmo em período de isolamento. Para ter o acesso, o pai e/ou responsável recebe em seu e-mail cadastrado na Secretaria de Educação um login e senha para que o aluno tenha um acesso exclusivo, de acordo com sua turma.

Dúvidas

Para dúvidas de como utilizar o Google Sala de Aula ou sobre como acessá-lo por meio do e-mail, a Secretaria de Educação disponibilizou dois números de WhatsApp para os responsáveis entrarem em contato caso se faça necessário. Os números são: 47 9982-2258, para dúvidas sobre contas e e-mails, e 47 9982-2317, para dúvidas de utilização do Google Sala de Aula.

Material físico

Para as crianças do Ensino Fundamental que não possuem acesso à internet em casa, a Secretaria de Educação entregará na forma física as atividades nas escolas em que o aluno está matriculado. Para isso o responsável deve entrar em contato com a Secretaria de Educação no número (47) 3363-7144, realizar a solicitação e, em seguida, os diretores agendarão um horário para que o responsável busque na escola essas atividades, tomando todos os cuidados de higienização e distanciamento devido ao Coronavírus. Assim, todos poderão ter acesso a um conteúdo de aprendizagem neste período de isolamento social.

Comente Abaixo