Balneário Camboriú chega a 9 casos. Decretos serão prorrogados

Texto atualizado pela assessoria as 18:45 indicando 9 casos 

Na final da tarde desta terça-feira (24), o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, anunciou mais dois casos positivos para Coronavírus na cidade. Um homem, de 62 anos, cujo teste teve resultado “Inconclusivo” por duas vezes e agora se confirmou, e uma mulher, de 26 anos, que esteve na França.

A live, pelas redes oficiais da prefeitura, aconteceu às 17h30min, mas às 18h saiu um novo boletim do Estado com mais um caso, uma mulher de 65 anos, que esteve num cruzeiro aos Emirados Árabes.

Fabricio destacou que desde que o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Covid-19 foi aberto já atendeu 211 pessoas e quatro estão internadas.

Decretos
Sobre a prorrogação dos decretos municipais, o prefeito Fabricio Oliveira destacou que o decreto que diz respeito ao acesso às praias de Balneário Camboriú, realização de eventos, visitas em abrigos, barreiras, embarques e desembarque no Terminal Rodoviário serão prorrogados até o dia 31 de março. Já as escolas permanecem fechadas até o dia 3 de abril, e há possibilidade das férias escolares serem antecipadas.

Câmara devolverá R$ 1 milhão para investir nas ações contra o Coronavírus

O prefeito Fabricio Oliveira participou de sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira (24). Na sessão, realizada por vídeo conferência, o presidente da Câmara de Vereadores, Omar Tomalih, anunciou a decisão dos vereadores, de forma unânime, em devolver R$ 1 milhão para custear parte dos investimentos que a prefeitura está fazendo para garantir leitos, caso haja, um aumento no número de infectados na cidade.

O recurso deverá ser utilizado com exclusividade nas ações contra o coronavírus.
“Essa é uma iniciativa muito importante e que chega na hora certa, pois estamos fazendo vários investimentos para a compra de respiradores, monitores e outros equipamentos que possibilitarão mais leitos de UTIs para Balneário Camboriú”, agradeceu o prefeito, aos vereadores.

Hotel de Balneário Camboriú acolhe profissionais de saúde durante período da pandemia

Uma das principais angústias de quem vive na linha de frente da pandemia do coronavírus é ter que retornar para casa após o trabalho intenso, colocando em risco iminente os próprios familiares. Contudo, graças à solidariedade, profissionais da saúde que atuam diretamente no combate e tratamento da Covid-19 terão acolhimento para descansar e recarregar as energias em segurança.

Em Balneário Camboriú, o empresário Isac Pires, doou as instalações do Hotel Pires para acolher os profissionais da saúde – o critério para utilizar o local é estar trabalhando no combate à pandemia (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem). Ao todo, estão à disposição dos profissionais, 160 dormitórios individuais e/ou para casais. Outros hotéis da cidade também se engajaram nessa corrente do bem e vão apoiar com doação de roupas de cama e produtos de higiene e limpeza.

De acordo com o infectologista Martoni Moura e Silva, seguindo as normas de segurança, foi solicitado aos profissionais de saúde que façam seu primeiro banho após a jornada, em seus respectivos ambientes de trabalho. Depois, ao terem acesso ao hotel, podem tomar seu segundo banho, com mais tranquilidade e conforto.

Vistoria e capacitação

Na tarde de segunda-feira (23), os colaboradores da rede hoteleira receberam capacitação para proceder de forma ainda mais rigorosa na higienização dos ambientes. O manuseio da roupa de cama e descarte do lixo, por exemplo, será diferente durante a pandemia. O hotel também passou por vistoria, conforme o infectologista.

Será dada atenção redobrada ao descarte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas. Importante reforçar a higienização imediata das mãos, assim que os equipamentos de proteção foram descartados. No hotel haverá ainda a determinação quanto ao uso do elevador – apenas uma pessoa por vez terá acesso. As áreas comuns não serão abertas.

“Os profissionais de saúde vão utilizar os quartos para dormir e proteger suas famílias do contágio do vírus, evitando levar a propagação da Covid-19 para suas casas. São estes os guerreiros que serão recebidos nesse hotel, e o sentimento de todos os envolvidos é de muito acolhimento, sabendo da distância que temos que manter um dos outros nesse período do isolamento”, enfatiza o infectologista, Martoni.

Coronavírus: Sanitização foi feita no entorno de pontos de atendimentos de saúde nesta terça-feira

Nesta terça-feira (24), primeiro dia de sanitização e limpeza das ruas de Balneário Camboriú para conter a pandemia de coronavírus (COVID-19), o produto Veloplus Bactozol 80 foi usado no entorno do Hospital Ruth Cardoso, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Municípios, Hospital Maternidade Santa Luiza, Hospital da Unimed, Clínica São Lucas, UPA do Bairro das Nações, UPA da Barra, Unidade Básica de Saúde do Bairro Ariribá, Hospital do Coração, Posto de Saúde Central da Rua 1500, Unidade Básica de Saúde da Rua México, Terminal Rodoviário, Delegacia de Polícia Civil da Rua Inglaterra, Igreja Luz da Vida (onde estão alojadas as pessoas em vulnerabilidade social) e na Rua Angelina.

O produto, que tem ação desinfectante e higienizante, continua sendo aplicado nesta quarta-feira (25), por meio de caminhão hidrojato. Entre os locais que receberão a ação, estão o entorno de supermercados, praças públicas, parquinhos, bancos, principais ruas e avenidas da cidade.

A ação é feita por três frentes de trabalho, coordenadas pela Secretaria de Obras e pela empresa responsável pelo produto, a Fórmula, com sede em Brusque (SC), que doou o Veloplus Bactozol 80 ao Município. A água utilizada para os serviços é fornecida pela EMASA. O produto é o mesmo empregado em hospitais para limpar Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e centros cirúrgicos.

Diretoria de Comunicação da PMBC

Comente Abaixo