Balneário Camboriú está implantando ecopontos para incentivar a reciclagem

O primeiro ecoponto de Balneário Camboriú irá funcionar experimentalmente dentro de alguns dias, na Praça Higino Pio (Praça da Cultura), recebendo resíduos recicláveis para incentivar e orientar a população sobre a maneira ambientalmente correta de descartar esses materiais.

O Ecoponto funcionará diariamente em horário comercial, com um monitor disponível para receber o material, tirar dúvidas e repassar informações.

O projeto é implantar outros ecopontos, na medida da necessidade e dos resultados obtidos.

É importante saber que:

– Os recicláveis podem ser entregues misturados, exceto o vidro que deve estar separado.
– Os recicláveis devem estar limpos, sem resíduos.
– Pilhas, lâmpadas e eletroeletrônicos dependem de tratamento diferenciado e não são recebidos no Ecoponto.
– Pilhas e lâmpadas, por lei, são objeto de logística reversa e devem ser entregues no comércio onde foram adquiridas.
– Para os eletroeletrônicos a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – Acibalc – mantém um programa de recebimento, em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú. O material deve ser entregue à Rua 1542, 715, quase esquina com Quarta Avenida.

A administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social e Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a concessionária Ambiental, estabeleceu 2019 como o ano do incentivo à reciclagem.

Diversas ações serão deflagradas nos próximos dias para aumentar a quantidade de famílias envolvidas no esforço da reciclagem.