Balneário Camboriú inaugura o primeiro “Cemitério Verde” de Santa Catarina

Na última terça-feira (2), foi entregue em Balneário Camboriú, no Cemitério Municipal da Barra, a obra do mini Cemitério Vertical e a Estação de Tratamento de Efluente de Necrópole. O projeto surgiu em 2017, com a necessidade da implantação de vagas de sepultamento.

A Diretora de Patrimônio da Secretaria de Gestão Administrativa, Zezé Wolf, responsável por todo processo de implantação, explica que o sistema permite que o processo de sepultamento possa ser feito em ambiente próprio, sem exalar odores e insetos indesejáveis. “O sistema é referência em várias cidades do país e em Santa Catarina, será o primeiro cemitério com selo verde”, comenta.

O cemitério vertical tem capacidade para 377 lóculos, confeccionados em fibra de vidro e materiais recicláveis, respeitando as orientações da resolução nº 335, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O sistema é moderno e informatizado, dando o tratamento correto a todos os resíduos e gases provenientes do processo de decomposição, assegurando que não haja contaminação do lençol freático. Além disso, como o sistema é monitorado por telemetria, caso haja algum vazamento, prontamente um alerta é acionado para que as correções necessárias sejam feitas.

A empresa Evolution Tecnologia Funerária, responsável pelo sistema, possui as certificações Selo Verde Araucária, correspondentes aos materiais utilizados nas placas de ecogranito e nas caixas corpárias.

O cemitério vertical foi regulamentado pela Lei Municipal nº 4159/18, limitando a utilização dos lóculos pelo prazo de três anos, sendo que ao término do período, os restos mortais serão trasladados para o ossuário coletivo ou, a critério de familiares, para um ossuário individual, cremação ou para túmulo que tenha concessão perpétua

Melhorias

Mais de 680 túmulos abandonados passaram pelo processo de exumação e um local específico foi construído para abrigar todo o material. Além disso, o cemitério ganhou um novo cruzeiro e velatório, que é um espaço para prestar homenagens.

O Selo Verde

Conhecido pelo Programa de Rotulagem Ambiental, ISO-14020, o selo verde surgiu com o objetivo de estimular fábricas e indústrias a terem práticas que não causem danos ao meio ambiente. Como poluição, degradação de fauna e flora que afetem extinção de espécies, entre outros.

O Cemitério Municipal de Balneário Camboriú está localizado na Rua Jardim da Saudade, no Bairro Barra.