Balneário Camboriú reforça frota da Saúde com novos veículos

Fotos: Divulgação PMBC
Publicidade

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, renovou e ampliou a frota com mais de 30 novos veículos entre carros, ambulâncias, caminhonetes e caminhões neste ano. A renovação ocorreu mediante aquisição de veículos próprios e locações.

Foram cinco veículos próprios adquiridos: uma Spin para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no valor de R$ 132 mil, um caminhão de R$ 254,5 mil, e três ambulâncias, recebidas por meio de repasse do governo federal, no valor de R$ 292 mil cada.

Já os veículos locados contemplam 16 Citröens, duas Spins (com 7 lugares), duas Saveiros, quatro Montanas e 23 motocicletas – que representam um investimento de cerca de R$ 121 mil mensais. A locação contempla a manutenção preventiva e corretiva, seguro total, cobertura contra terceiros e quilometragem livre, garantindo a continuidade dos serviços, a disponibilidade da frota e a redução dos custos operacionais relacionados à manutenção e reposição de veículos.

Publicidade

“Com a renovação e ampliação da nossa frota de veículos, trazemos mais segurança para os nossos pacientes e também para os servidores. Agora contamos com carros totalmente equipados, ampliando também de cinco para sete lugares, reorganizando todo o nosso Tratamento Fora Domicílio (TFD)”, destacou a secretária de Saúde, Aline Leal.

De janeiro até o final de maio de 2026, a Secretaria de Saúde registrou mais de 7,2 mil agendamentos para TFD.

A renovação e ampliação da frota da Secretaria de Saúde representa o investimento concreto do governo municipal na reestruturação da saúde municipal após estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC). Além dos veículos, também foi possível ampliar a Atenção Primária à Saúde, com nova Equipes Multiprofissionais (eMulti) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Implementação de protocolo

A Secretaria de Saúde também está implementando um protocolo municipal de Transporte Sanitário, documento que estabelece critérios técnicos, assistenciais e administrativos para a utilização do transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O protocolo padroniza fluxos de solicitação, autorização e execução dos transportes, define critérios de elegibilidade e prioridade, fortalece a transparência dos processos e garante mais segurança aos usuários, promovendo acesso organizado e equitativo aos serviços de saúde.

A iniciativa assegura mais eficiência na gestão da frota e na continuidade da assistência aos pacientes que necessitam de deslocamento para consultas, exames, tratamentos e demais atendimentos especializados.

Entrega no CAPS II

Na tarde de terça-feira (23), a Secretaria de Saúde realizou a entrega de uma Spin para os pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II. A chegada do veículo trará mais agilidade nas visitas domiciliares, busca ativa e reinserção de pacientes, bem como autonomia e agilidade logística dos serviços realizados pelo CAPS.

A aquisição do veículo foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Jair Miotto, através do vereador Ricardinho da Saúde, no valor de R$ 100 mil, com mais R$ 30 mil de contrapartida do município.

“Este é um carro exclusivo que vem para fortalecer toda a nossa rede de saúde mental, onde a gestão vem tendo cada dia mais um olhar e uma atenção para os pacientes que frequentam o CAPS. Assim, podemos dar mais autonomia e mais independência, que corresponde a toda a parte de visita domiciliar dos nossos psiquiatras, de toda a equipe multi que trabalha nessa unidade”, comentou a secretária de Saúde, Aline Leal.

Publicidade