O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente ao mês de outubro. Vale destacar que durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é realizada mensalmente.
A partir de novembro até o mês março, os resultados das amostras serão divulgados pelo IMA todas as semanas.
Mesmo com as obras de alargamento e fluxo intenso de turistas anormal para a época, Balneário Camboriú segue com 100% das praias próprias para banho. O único resultado negativo é a Lagoa de Taquaras, que também entra no relatório de balneabilidade das praias do IMA-SC.
De acordo com as coletas realizadas na semana de 26 a 29 de outubro de 2021, dos 231 pontos analisados, 182 estão próprios no litoral catarinense, o que representa 78,8%.
NO ESTADO
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 73 estão em condições de receber banhistas, o que representa 83,9%. Em um comparativo com o último relatório divulgado em setembro, 4 pontos passaram da condição próprio para impróprio e 6 pontos passaram da condição de impróprio para próprio.
As amostragens e ensaios foram efetuados nos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.
O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas e o resultado pode ser acessado na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.