BC inicia vacinação dos 90+ contra COVID nas UBS

A Prefeitura de Balneário Camboriú anunciou que iniciará na tarde desta terça-feira (09), a vacinação contra a Covid-19, nos idosos com 90 anos ou mais. Na verdade, a vacinação já começou no período da manhã.

A Secretaria de Saúde recebeu no final do dia de ontem, nova remessa com 1.410 doses que foram distribuídas pelo Governo do Estado.

Sai de casa 

Contrariando até mesmo as recomendações da própria secretaria de saúde, onde pessoas vulneráveis ao vírus devem evitar sair de casa, a vacinação da primeira dose do grupo será nas UBS. As mesmas UBS que recebem muitas pessoas sintomáticas para o coronavírus e são encaminhadas para exame.

Idosos na faixa etária abrangida devem ir até uma das oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. De acordo com a prefeitura, foi montada uma estrutura externa para aplicação da primeira dose da vacina.

Ao invés de adotar o sistema “drive-thru” em pontos estratégicos da cidade, evitando um grande deslocamento e a exposição dos idosos, a prefeitura preferiu dificultar, alegando ser a melhor alternativa.

Balneário Camboriú tem hoje cerca de 700 idosos com mais de 90 anos. Os acamados, devem solicitar a UBS o agendamento, para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O que leva a crer que a prefeitura não tem um mapeamento desse público em especial.

Idosos com mais de 90 anos que queiram se vacinar, devem se dirigir a uma das unidades abaixo:

– Central
Endereço: Rua 1500, nº 1100 – Centro

– Barra
Endereço: Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, s/n – Bairro da Barra

– Ariribá
Endereço: Avenida dos Tucanos, nº 300 – Bairro Ariribá

– Nova Esperança
Endereço: Rua Boa Vista, s/n – Bairro Nova Esperança

– Vila Real
Endereço: Rua Dom Abelardo, nº 400 – Bairro Vila Real

– Bairro das Nações
Endereço: Rua México, s/n – Bairro das Nações

– Bairro dos Estados
Endereço: Rua Pernambuco, s/n – Bairro dos Estados

– Bairro dos Municípios
Endereço: Rua Alfredo Wagner, s/n – Bairro dos Municípios.