BC: Praia Limpa orienta e fiscaliza a circulação de animais nas praias

Com a chegada da temporada e das altas temperaturas, aumenta também a circulação de pessoas e, consequentemente, de animais domésticos nas praias de Balneário Camboriú. Para garantir o bem-estar e qualidade de vida dos moradores e visitantes, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), através dos monitores do Projeto Praia Limpa, iniciará este mês a monitoria e orientação a respeito do passeio com animais nas praias.

Os monitores ficam encarregados de orientar os veranistas a não levar seus animais domésticos na faixa de areia, além de dar o destino correto às fezes. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Osnilda Amorim, Nena, os cidadãos devem ter a consciência de que tal atitude, se não feita com responsabilidade, pode comprometer não apenas o meio ambiente, mas a saúde humana. “A melhor forma de contribuir com a natureza e a qualidade de vida é sempre levar sacolas plásticas junto ao passeio, e dispensá-las na lixeira após o recolhimento dos dejetos”, conclui Nena.

Conforme a Lei nº 2445 de 2005, que dispõe sobre o controle e proteção de populações animais, bem como a prevenção de zoonoses no município, é proibida a circulação de animais na faixa de areia. Zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos.

Praia Limpa

O Projeto Praia Limpa atua na orientação de moradores e turistas a respeito do descarte consciente do lixo, com o intuito de sensibilizá-los a manter limpas as praias não apenas durante o verão, mas nos 365 dias do ano. Os monitores distribuem sacolas oxibiodegradáveis e cartilhas informativas, além de pulseiras infantis de identificação, que auxiliam na busca por crianças em caso de perda.

No dia 16 de dezembro (sexta-feira), os estagiários selecionados participarão de um curso de capacitação, onde receberão orientações e instruções a serem repassadas aos banhistas durante a temporada. Após o curso, já estarão aptos a iniciar as atividades nas praias do município.

Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), através do telefone (47) 3363-7145.

Prefeitura de Balneário Camboriú

Comente Abaixo