BC: Projeto Produtor de Água promove preservação do Rio Camboriú

Neste 24 de Novembro é celebrado o Dia do Rio, data instituída devido à grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais. Para garantir a qualidade e a quantidade de água, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) desenvolve o Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú.

O Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú é uma iniciativa da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Emasa, em parceria com as seguintes instituições: The Nature Conservancy (TNC), Prefeitura Municipal de Camboriú, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú; Agência Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC); Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM) e Agência Nacional de Águas (ANA). O Projeto foi baseado nos conceitos do Programa Produtor de Água da ANA, sendo a primeira experiência desse modelo de Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Estado de Santa Catarina.

Segundo a diretora técnica da EMASA, Kelli Cristina Dacol, “desde março de 2013, o Projeto Produtor de Água do rio Camboriú vem contratando, por meio da EMASA, proprietários rurais interessados em promover ações de conservação e recuperação em suas propriedades”. Até o momento, 17 propriedades foram contratadas, com área total de 736 hectares. Desses, 432 hectares estão destinados a ações de conservação e restauração ecológica com Pagamento pelos Serviços Ambientais prestados. “Ou seja, 391 hectares de conservação e 41 hectares de restauração”, explica.

Além disso, foram construídos e instalados 5.845 metros de cerca, necessárias em alguns casos para isolar áreas ou plantios que tinham criação de gado nas proximidades. Mais de 11.100 mudas foram plantadas e/ou conduzidas, identificadas com estacas e receberam cerca de 2230 Kg de adubo. “O projeto atua com restauração e recondução natural de vegetação conforme necessidades apontadas no Inventário Florestal de cada área”, completa Kelli.

No momento está aberto o novo edital de chamamento do Produtor de Água, com validade até 7 de Janeiro de 2017, sendo que a área elegível contempla as partes altas das microbacias do Braço e Macacos. De adesão voluntária, prevê o apoio técnico e financeiro à execução de ações de conservação da água e do solo.
Para solicitar visita de um funcionário do projeto ou obter mais informações pelo site www.emasa.com.br/produtordeagua.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA)
Texto: Marcelo Martim (estagiário) e Amanda Weber (jornalista)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc

Comente Abaixo