BC testa “catraca sanitária” nas escolas municipais

A secretaria de educação de Balneário Camboriú iniciou na última sexta-feira, dia 19, a fase de testes da chamada “catraca sanitária”.

O equipamento com câmeras especiais, verifica a temperatura do aluno e trabalha com reconhecimento facial. O acesso na unidade escolar só é liberada se o aluno estiver com máscara e temperatura dentro do tolerável.

A princípio, estão sendo realizados testes em dois colégios e uma creche, entre eles o CEM Presidente Médici, onde o equipamento foi visto em funcionamento. O sistema deve ser “lançado” pela prefeitura em um evento nos próximos dias.

O equipamento deve trazer outras funcionalidades que serão avaliadas durante o período de testes, mas os detalhes ainda não foram publicados pela Prefeitura.

Segundo fontes contatadas pelo Portal Visse, entre as outras funcionalidades, está a análise do perfil comportamental dos alunos desde a entrada na unidade até a sala de aula. As imagens vão analisar, via inteligência artificial, as mudanças de humor e expressões faciais do aluno para prevenir, entre outras coisas, o bullying.

Outra novidade que deve ser apresentada, são as câmeras de segurança nas unidades escolares, que serão monitoradas pela Secretaria de Segurança do município. As câmeras de segurança atenderão a Lei Municipal 4253/2019, proveniente de um projeto de lei proposto pelo então vereador Roberto de Souza Júnior, em 2018.

Publicidade