Bebê engasgado morre na UBS do Conde Vila Verde

Publicidade

Uma tragédia aconteceu no posto de saúde do Conde Vila Verde, na manhã desta segunda-feira (04), quando uma criança de pouco mais de um ano morreu após se engasgar com um pedaço de banana. A prefeitura informou que se tratava de vitamina da fruta.(atualizado 17:01)

Segundo testemunhas, os pais chegaram desesperados no posto com a menina engasgada, mas não tiveram o atendimento necessário para salvar a vida da criança.

Ainda segundo populares, a situação foi agravada pela demora em acionar o SAMU, que chegou ao local após a criança já ter entrado em óbito, próximo do meio dia.

Publicidade

Populares da região reclamam frequentemente da falta de profissionais qualificados e de médicos, que não estão presentes no posto de saúde todos os dias. O atendimento insuficiente tem gerado críticas por parte da população, que se sente desamparada em momentos de emergência.

A prefeitura foi questionada sobre o caso e em nota alegou que todos os procedimentos foram adotados, se isentando de qualquer culpa.

As investigações sobre o caso devem ficar a cargo da Polícia Civil.

Confira a nota da prefeitura

“Primeiramente faz-se necessário esclarecer que a Saúde de Camboriú preza pelo bom atendimento a todos que necessitam dos serviços. Sobre essa situação em questão, a Secretaria de Saúde informa que a criança chegou à unidade às 11h45 com suspeita de obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho (OVACE) e acianótica. No mesmo momento, a criança recebeu os primeiros atendimentos médicos necessários e foi realizado todos os procedimentos profissionais cabíveis diante da situação. Seguindo o protocolo de atendimento da saúde, o SAMU foi acionado no mesmo instante e às 12h01 a ambulância esteve no local e também procedeu com o atendimento profissional cabível.
É importante esclarecer que assim que a criança, juntamente de seus familiares, chegou na unidade o médico e toda a equipe de profissionais (médico/ enfermeiro e técnicos de enfermagem) da unidade prestaram os atendimentos necessários no auxílio da Manobra de Heimlich, mas infelizmente às 13h05 foi constatado o óbito.”

Publicidade