Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico reabrem parcialmente a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira (22), a Biblioteca Municipal Machado de Assis e o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, atingidos por uma forte chuva em janeiro, reabrirão parcialmente.

A biblioteca retornará com empréstimos de livro e consultas ao acervo (com exceção dos acervos de periódicos, obras raras, multimeios e referência). Já o Telecentro da biblioteca estará disponível com três estações e impressora, com tempo de utilização individual de 30 minutos. O horário de atendimento ao público será das 8h30 às 18h45, de segunda a sexta-feira. O recebimento de doação de livros está suspenso por tempo indeterminado.

No Arquivo Histórico, o acervo de fotos e documentos digitalizados poderá ser acessado. É aconselhado que o usuário leve uma mídia removível (pendrive, por exemplo) para salvar os materiais pesquisados. O horário de atendimento ao público será das 8h30 às 14h, de segunda a sexta-feira.

A biblioteca e o arquivo histórico estão fechados desde 14 de janeiro devido a estragos causados pela chuva. Problemas de infiltração no telhado e paredes, rede elétrica e piso fizeram com que os serviços disponibilizados no prédio onde ambos funcionam fossem interrompidos para evitar riscos aos frequentadores e ao acervo.

Telhado será reformado

Em março, a Administração Municipal abriu licitação para contratar empresa especializada para a execução da reforma da cobertura do prédio. A sessão de abertura dos envelopes de proposta de preços será em 24 de abril, às 13h30, na Sala de Licitações da Prefeitura. Após a definição da empresa vencedora do processo licitatório, o prazo para a execução da obra é de 30 dias, a contar da data da ordem de início.

Outras duas licitações serão lançadas: uma para a elaboração dos projetos da parte elétrica, pisos, gesso e caixa d’água e outra para a execução desses projetos. Os demais serviços dos dois órgãos serão oferecidos ao público após a conclusão das obras, como disponibilidade de áreas de estudo e consulta aos acervos de periódicos, obras raras, multimeios e referência (enciclopédias). Alguns acervos estão sendo preparados para atender na fase de obra, como o espaço da Biblioteca Infantil.

“Estamos ansiosos para ver a obra toda finalizada, mas enquanto isso não ocorre, tentaremos fazer o melhor possível para atender a comunidade”, diz a coordenadora de Memória, Patrimônio e Informação da Fundação Cultural, Ana Flávia Martins Machado.

Horários de atendimentos ao público no prédio (localizado na 3ª Avenida, nº 1325, esquina com a Rua 2500, Centro, fone 47 3361-8205)

– Biblioteca Municipal: das 8h30 às 18h45, de segunda a sexta-feira

– Arquivo Histórico: das 8h30 às 14h, de segunda a sexta-feira