Bolsonaro almoça com ex-presidente Michel Temer em Brasília

O presidente Michel Temer (MDB) cumprimenta o sucessor eleito, Jair Bolsonaro, em evento no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 7.nov.2018/Folhapress
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro almoçou nesta quinta-feira (9) com o ex-presidente da República Michel Temer (MDB), em Brasília. O encontro foi motivado pela crise institucional entre os poderes, agravada pelos ataques de Bolsonaro nos discursos do 7 de Setembro.

Segundo apurou a TV Globo, Bolsonaro não apenas convidou, mas enviou um avião da frota presidencial para buscar Temer em São Paulo. O ex-presidente chegou à capital federal por volta das 11h30.

Até as 15h30 – quatro horas depois –, Bolsonaro seguia reunido com Temer e com o advogado-geral da União, Bruno Bianco.

Publicidade

O encontro não foi informado nas agendas oficiais divulgadas pelo Palácio do Planalto e pela AGU, e não tinha sido confirmado pelo governo até a última atualização desta reportagem.

Este não é o primeiro episódio de aproximação entre Bolsonaro e o ex-presidente da República. Em agosto de 2020, após uma explosão na capital do Líbano deixar mais de 150 mortos, Jair Bolsonaro anunciou que a missão de ajuda enviada a Beirute seria capitaneada por Temer – descendente de libaneses.

Os dois presidentes também devem conversar sobre os atos de caminhoneiros bolsonaristas que, nos últimos dias, vêm bloqueando rodovias federais em todo o país. Em 2018, o então presidente Michel Temer enfrentou protestos similares, mas com pautas diferentes.

G1

Publicidade