Briga de faca no MDB de Camboriú. Eleição do Conselho Tutelar em BC

Publicidade

2024 nem chegou e as movimentações sobre dois pleitos eleitorais estão melhores que briga de família no churrasco de domingo. O Brasil não é para amadores.

A eleição do Conselho Tutelar de Balneário Camboriú mais parece campanha para vereador. Tem até santinho e caminhada nas ruas. Obviamente que muitos sequer conseguem citar um único artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Já em Camboriú, a briga vai ser grande para a escolha do nome que será agraciado com o “poder da continuidade”. Sim, tem quem queira continuar com aquela balbúrdia.

Publicidade

BRIGA DE FACA

OITO… Sim, oito (8). Esse é o número de pré-candidatos que se colocaram a disposição para concorrer ao pleito de 2024 pelo MDB de Camboriú, após reunião da executiva municipal que aconteceu ontem (19). Estou falando só no MDB.

Pelas fotos, eu chutaria 20 pessoas na reunião que demonstrou a ausência de figurinhas conhecidas do MDB. Tinha até vereador do Cidadania lá no meio.

Segundo o vereador Mito, que é um dos pré, a escolha do nome acontecerá após pesquisas de opinião, para saber quem aparece mais e teria mais chances de emplacar.

BRIGA DE FACA II

Um amigo de profissão me questionou no que daria isso. Respondi com a minha opinião. Dos 8, deve sobrar abraçado uns 3 ou 4 no máximo. Os demais, que já estão preparados para isso há tempos, devem usar isso como desculpa para correr para os braços de Leonel Pavan.

Sim, há muitos se engraçando para o lado de Pavan que tem um cenário favorável pela frente. Basta um estalar de dedos e pulam para o outro lado do ringue.

ABRAÇADOS?

Há quem acredite que Élcio poderá apoiar Pavan, o que eu acho muito difícil por dois motivos.

Primeiro que Leonel Pavan não precisa do MDB. O seu favoritismo deixa ele em um mar calmo e céu azul para navegar. Levando em consideração a rejeição que o governo de Élcio Kuhnen tem em Camboriú, qualquer ligação com o atual governo mais atrapalharia do que ajudaria numa chapa com Pavan. O eleitor procuraria uma terceira via, pulverizando votos e sendo prejudicial para todos.

Segundo que o PSDB de Camboriú deve apoiar Pavan. Embora na política até boi voe, é quase impossível cogitar a possibilidade de ver Élcio dividindo palanque com Luzia, que já declarou sua preferência pelo “futuro-ex-tucano”.

SÓ ANO QUE VEM

De fonte segura tenho a informação que Leonel nem toca no assunto neste momento. Segue fazendo suas visitas e circulando em Camboriú, deixando para definir um vice só no ano que vem. A estratégia adotada por Leonel é o mais puro “paz e amor”. Não vai para o embate agora, nem precisa.

Até lá, muita coisa pode rolar.

CONSELHO TUTELAR 

Balneário Camboriú ta parecendo época de eleição municipal. Reuniões públicas, santinho, pedido de voto em whats e declarações em grupos. Hoje cedo vi um candidato e um ex comissionado batendo perna no Centro. O ex comissionado por sinal foi denunciado por assédio, nem sei se isso ajuda em voto.

Tem gente que é candidata e eu, como eleitor da cidade, nem sabia. Pensa numa campanha discreta. Ou ruim?

IMPUGNADOS?

A 4° Promotoria de Justiça do MPSC de Balneário Camboriú, pediu a impugnação de 3 candidaturas por uso de apoio político partidário. Obviamente as três impugnações partiram de denúncias enviadas para a promotoria de justiça.

Além dos pedidos de impugnação, essa história toda gerou recomendação ministerial para a Câmara de Vereadores e para a Prefeitura, para que os edis e bagrões se abstenham de apoiar candidatos ao conselho tutelar. De quebra, isso tudo ainda gerou um encaminhamento para que a 9° Promotoria investigue uma possível conduta improba por parte do prefeito Fabrício Oliveira e de Secretários Municipais.

IMPUGNADOS? II

Os primeiros a terem os pedidos de impugnação de candidatura do MP foram Lico Passos e Cristiane Amorim. Ambos por divulgarem material em que os vereadores Marcos Kurtz e Nilson Probst declaravam apoio para ambos.

De acordo com o regramento, a atitude é vedada para os candidatos. O pedido de impugnação veio acompanhado das recomendações para a Câmara e para a Prefeitura.

IMPUGNADOS? III

Quem teve o pedido de impugnação publicado dentro do procedimento no MP, na segunda, foi o candidato Ricardo Oliveira, o Dinho, descaradamente o candidato com total apoio do governo, com direito a evento especial com autoridades e declarações em redes sociais. A mobilização da galera em prol de Dinho é indiscutível.

O pedido de impugnação de Dinho veio acompanhada de um pedido para que a 9° Promotoria investigue a conduta do chefe do Executivo e secretários, por um possível desvio de conduta que pode figurar como improbidade administrativa.

Questionei alguns apoiadores sobre os despachos do MP condenando os apoios, ouvi coisas do tipo “O ‘fulano’ disse que não da nada. Pode continuar que não vai dar nada. Tá tudo certo.”

Eu acho que vai ferver muito ainda. Ainda mais levando em consideração as movimentações de hoje no procedimento que tramita no MPSC. Vamos ver.


Briga de faca no MDB de Camboriú. Eleição do Conselho Tutelar em BC
Poucas e Boas – Por Gian Del Sent 

Publicidade