Cadê o Posto de Saúde que estava aqui?

 

O Portal Visse? teve acesso neste dia 31 de janeiro, a imagens exclusivas enviadas por um morador do Bairro das Nações, que mostram a falta de respeito com o dinheiro público e com a população. Uma obra de ampliação da Unidade de Saúde ESF Suíça, que nunca aconteceu.

Para entender melhor, vamos criar uma pequena “linha do tempo”.

A população do Bairro das Nações contou por muitos anos com um pequeno Posto de Saúde instalado na Rua Suíça. A unidade atendia toda a região norte do Bairro da Nações e parte do Ariribá.

Um tempo depois, um novo “postinho” foi construído na Rua México, onde hoje fica o CEFIR e o Núcleo de Atendimento a Mulher – NAM. Por muitos anos, estas duas unidades atendiam o maior bairro da cidade de Balneário Camboriú, o Bairro das Nações, e o bairro Ariribá.

Em 2011, com o grande crescimento do Bairro Ariribá, a prefeitura iniciou a construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Ariribá. A unidade foi entregue em meados de julho/2012.

Em 2014, a ESF Suíça, mais conhecida como “Postinho da Rua Suíça”, foi fechada para uma ampliação. A reforma e ampliação da unidade de saúde tinha um prazo de construção de 7 meses.

Com o fechamento da ESF Suíça, os atendimentos da unidade foram transferidos para a UBS Ariribá. O local foi isolado com tapume e foi colocado a placa da obra, que confirmavam o início das obras em julho de 2014 e entrega para fevereiro de 2015, com um orçamento de 112 mil reais.

No dia 18 de fevereiro de 2015, data que seria a entrega da ampliação da unidade, o morador Mayckel Liz registrou algumas fotos da fachada da unidade de saúde, exatamente do mesmo jeito que estava quando foi fechada em julho de 2014.

O morador que registrou as imagens, falou com a reportagem do Portal Visse: “No dia que iria ser entregue (e não foi) eu liguei para a prefeitura pedindo a faixa e o bolo da reinauguração. Mas eu sabendo que iam fazer alguma coisa (pensei que iam só tirar a placa) tirei as fotos. Deu uns dias mandaram demolir.” revelou Mayckel.

Confira as imagens

A obra de ampliação nunca aconteceu, a unidade foi demolida e hoje é um terreno baldio. Nenhuma satisfação foi dada pela administração municipal na época e os moradores nunca tiveram respostas.

Em pesquisas no site da prefeitura, nenhuma informação sobre a unidade foi encontrada nas notícias da época. Nem mesmo informações sobre a ampliação e muito menos sobre sua demolição.

Comente Abaixo