Camboriú adere à campanha internacional Mares Limpos

Publicidade

Camboriú aderiu à campanha internacional Mares Limpos, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), na tarde desta sexta-feira, dia 8. A adesão do município, e das outras cidades que integram a Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), foi realizada durante o seminário Oceano sem plástico – ações em terra que afetam o mar. A região é a primeira da América Latina a aderir à causa.

“O evento reforça a colaboração entre os municípios em prol de uma causa que transcende o limite administrativo. A partir de agora, definiremos ações, a nível regional, para diminuir os impactos das nossas atividades em terra que afetam o mar”, comenta a presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fucam) e do Colegiado do Meio Ambiente da Amfri, Liara Rotta Padilha Schetinger. “Vale lembrar também que a bacia hidrográfica é a unidade de gestão, já que as contribuições de lixos no mar chegam pelos nossos rios”, completa.
As ações para diminuir os impactos nos mares seguirão quatro linhas estratégicas. As cidades irão fomentar o incentivo do setor privado a práticas sustentáveis; desenvolver campanhas de educação ambiental voltadas à redução de resíduos, principalmente o plástico; criar legislações – municipais e regional – para combate ao lixo marinho; e promover ações governamentais para diminuição dos resíduos nas unidades públicas.
Palestras, debates e apresentação de cases
O seminário Oceano sem plástico, realizado no auditório do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Piçarras, contou com uma vasta programação para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Um dos destaques do evento foi o capitão Charles Moore, fundador da Algalita Marine Research Foundation. O especialista, conhecido pela luta contra a poluição do plástico, falou sobre o lixo marinho.
Ministraram palestras também Roberta Ruthner, do Instituto Lixo Zero; Leana Bernardi, do Programa Bandeira Azul, que falou sobre a certificação ambiental de praias no combate à poluição marinha; Victor Silvestre, superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), primeira cidade da América Latina a aderir à campanha Mares Limpos; e Marcos Zaleski, presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Balneário Piçarras.
Semana do Meio Ambiente
A participação no seminário da Amfri era uma das ações da programação especial da Fucam para a Semana do Meio Ambiente. O cronograma encerra nesse sábado, dia 9, com o plantio de mudas de árvores nativas na margem do Rio Camboriú, na Associação dos Servidores do Campus Camboriú (Asacac). Toda a comunidade está convidada a participar.
Foto: Divulgação / Amfri
Publicidade