Camboriú tem infestação de focos de mosquito transmissor da dengue

Publicidade

A Secretaria de Saúde de Camboriú divulgou seu boletim epidemiológico da dengue na cidade. Segundo a nota, até o momento, dia 26 de janeiro, o município foi oficializado com 18 casos positivos de Dengue em Camboriú.

Ainda de acordo com a nota, foram registrados 142 pontos de focos do mosquito espalhados pela cidade. Diferente do relatório da DIVE-SC do dia 11 de janeiro, portanto, há 15 dias, que já apontava 202 focos do mosquito no município.

A nota ainda afirma que não há vacina para a Dengue. Existir, existe, mas ainda não foi disponibilizado pelo Governo Federal ao município.

Publicidade

ORIENTAÇÕES

As pessoas que apresentarem sintomas e necessitarem de atendimento devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir para o Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

PREVENÇÃO

— Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
— Mantenha lixeiras tampadas;
— Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
— Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
— Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
— Mantenha ralos fechados e desentupidos;
— Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
— Retire a água acumulada em lajes;
— Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
— Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
— Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (47) 3365-9515;
— Caso apresente sintomas de Dengue, Chikungunya ou vírus da Zika, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para o atendimento.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica orienta aos moradores que fiquem atentos e eliminem possíveis criadouros de mosquitos. Além disso, é importante fazer uso diário de repelentes e até mesmo inseticidas aerossóis, quando necessário.

Os agentes de endemias são uniformizados e identificados com crachás da Prefeitura e do Programa de Combate à Dengue. Para mais informações pode-se entrar em contato pelo Whatsapp (47) 3365-9400 ou (47) 3365-9515.

Publicidade