Câmeras de reconhecimento facial estão sendo instaladas para testes

Publicidade

O cruzamento da 4ª Avenida com Alvin Bauer foi o ponto escolhido como local para testes de novas câmeras de segurança utilizadas para reconhecimento facial e identificação de veículos. A previsão é que o teste dos dois equipamentos dure 60 dias, mas se as câmeras não atingirem a qualidade esperada, ele pode ser interrompido para a substituição do modelo testado. A instalação foi concluída nesta terça-feira (14). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Balneário Camboriú e Polícia Militar.

Nesta primeira fase, a Polícia Militar será responsável pelos testes, mas, depois, as câmeras ficarão disponíveis para a Central 153, Central Regional de Emergências e Polícia Civil. No total, serão cerca de 40 equipamentos instalados no município. O objetivo é que todas as forças de segurança tenham acesso às imagens.

Essa ação faz parte do Plano Integrado de Segurança, firmado em março, que reúne o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Segurança, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícias e o Conselho de Segurança (CONSEG) da cidade.

Publicidade

Como funciona o reconhecimento facial

As câmeras possuem a função de captura de faces, que posteriormente podem ser comparadas com faces já registradas em bancos de dados públicos. Através dessa tecnologia é possível encontrar a identidade de um suspeito encontrado pelas câmeras, por exemplo.

Publicidade