Candidato do PSOL ao senado tenta derrubar candidatura de Jorge Seif (PL)

Publicidade

O candidato ao senado pelo PSOL, Afrânio Boppré, de Florianópolis, entrou com uma representação junto ao TRE para tentar derrubar a candidatura de Jorge Seif Júnior, do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Pra quem não lembra, Afrânio foi vice prefeito de Florianópolis na gestão de Sérgio Grando (PPS), entre 1993 e 1996, frente a prefeitura da capital. Afrânio foi deputado estadual em 2003 e atualmente é vereador. Afrânio tenta ser senador nesta eleição, usando a imagem de Lula para sua promoção.

Publicidade

Na ação, Afrânio apresenta frágeis argumentos de que Seif supostamente não havia se desincompatibilizado do seu cargo de Secretário Nacional da Pesca. Entre os argumentos do pesolista estão as de que Jorge Seif estaria atuando ainda como secretário, por causa de uma postagem onde Seif relembra em maio uma das suas ações na pasta, e que estaria participando de agendas com o presidente da república, como se proibido fosse.

Outra alegação frágil de Afrânio, é o uso de um colete com o brasão da República Federativa, como se este fosse algum “uniforme” de secretário. O pesolista não comprova o dolo na prática.

Ainda segundo a denúncia, Afrânio acusa Seif de ainda estar usando um imóvel funcional que era ocupado enquanto ocupava o cargo de secretário, mas não comprova a prática, apenas junta matéria publicada em sites de notícias. Além disso, o pesolista juntou um o resultado de uma consulta ao site do Governo Federal e um pedido de informação sem resposta via Fala.br, o que também não prova nada.

Midiática

Em clara ação midiática, sem provas ou grandes revelações, a ação proposta pelo candidato do PSOL tem mais intuito de ter uma pauta do que buscar o correto. Tanto é que assim que acolhida a denúncia pelo TRE, o pesolista tratou de publicar em suas redes sociais e enviar para colunistas de política do Estado.

O que diz Seif

Em nota enviada por sua assessoria jurídica da Cavalcanti & Zenatti Advogados Associados, Jorge Seif se diz tranquilo quanto ao caso que avalia acredita não prosperar. A equipe de Seif acredita que a ação seja apenas uma tentativa de tumultuar o processo eleitoral para confundir o eleitor.

Segue nota na íntegra.

A tentativa de impugnação da candidatura de Jorge Seif ao Senado Federal não prosperará. Sobre isto não resta dúvidas.
O Sr. Afrânio Tadeu Boppré – talvez agindo como linha auxiliar de outras candidaturas ao Senado, busca tumultuar o processo democrático e confundir o eleitor catarinense com filigranas e ilações.
Neste sentido, apresentamos o seguinte posicionamento:

1. Por intermédio da Portaria n.º 281, de 30 de março de 2022, assinada pelo Ministro de Estado Chefe da Casa Civil, tornou-se fato público e de conhecimento geral a exoneração de Jorge Seif Júnior do cargo de Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
2. Em consequência disso, não mais exerceu de fato e de direito qualquer ato como Secretário Ministerial, e registrou regularmente sua candidatura a Senador da República, observando todos os requisitos legais;
3. No que diz respeito ao imóvel funcional que ocupava enquanto Secretário, Jorge Seif Júnior cumpriu escrupulosamente o determinado em lei, sendo falsa qualquer alegação de que ainda ocupa o imóvel;
4. Jorge Seif Júnior aguarda serenamente o deferimento do registro de sua candidatura e confia plenamente na realização da justiça, sendo certo que, ao final, caberá ao Eleitor decidir, por meio do exercício soberano do voto, a escolha de seus representantes.

Publicidade