Capital Social da Big Wheel. Quando o jornalismo presta desinformação

Uma matéria publicada em um jornal regional prestou uma enorme desinformação à população e aos seus leitores na noite desta terça-feira, dia 12.

Com um título maldoso e com um texto que abusa da falta de conhecimento das pessoas das questões técnicas da área da contabilidade, o jornal deu a entender que a empresa BC BIG WHEEL ENTRETENIMENTO S.A., responsável pelo projeto para a construção da roda gigante do Pontal Norte, não teria dinheiro para construir o empreendimento.



O texto ainda alega que as informações são do site da Receita Federal e cita que a questão foi levantada na audiência pública que aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 11, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. O questionamento foi levantado por um advogado e ex-candidato a prefeito de Balneário Camboriú pelo PSOL.

E o pior, a postagem da notícia no site foi feita as 21:48. O jornal não procurou a empresa para saber o contraponto e publicou a prévia na versão digital depois que a edição impressa já tinha ido para a gráfica. A matéria completa deve sair na edição impressa desta quarta-feira, dia 13, e é assinada por um declarado jornalista petista.

Aos fatos

Conforme esclarecido durante a audiência pública pelos responsáveis pelo projeto, a empresa BC BIG WHEEL ENTRETENIMENTO S.A possui um capital social de R$ 21.217.857,14.
Em uma empresa S.A., toda e qualquer alteração no estatuto social deve passar por assembleia dos acionistas. A empresa conta hoje com 3 acionistas e a alteração do contrato social, bem como a alteração do valor do capital social após a compra de novas quotas, foi firmado em assembléia no dia 26 de Março de 2018, devidamente protocolada na Junta Comercial de Santa Catarina, conforme o documento abaixo.

 

Vale lembrar também que nem toda alteração do contrato social de uma empresa é automaticamente alterado na Receita Federal. De acordo com informações que constam no site da RedeSim, a obrigação da maioria das empresas é comunicar essas alterações somente a Junta Comercial do Estado, responsável por avaliar e validar estas alterações. Nem sempre, o site da Receita Federal ou da Fazenda do Estado, tem estas informações atualizadas pela Junta Comercial.

O que é Capital Social?

Capital Social é o valor que os sócios ou acionistas estabelecem para sua empresa no momento da abertura. É a quantia bruta que é investida, o montante necessário para iniciar as atividades de uma nova empresa, considerando o tempo em que ela ainda não vai gerar lucro suficiente para se sustentar.

O que é Capital Empresarial?

Capital empresarial, nada mais é que o patrimônio da empresa.
O patrimônio empresarial é o conjunto de valores que a sociedade dispõe. Neste contexto, existem valores ativos, nos quais a pessoa jurídica é credora ou titular de direitos, e valores passivos, nos quais é devedora.

Qual o patrimônio da Big Wheel?

Ter os direitos intelectuais e comerciais do empreendimento, faz da empresa titular dele. Portanto, o valor do projeto agrega ao patrimônio da empresa e que nada tem a ver com o capital social.
Mas, a partir do momento que o projeto se torna valioso, mais sócios investidores querem comprar quotas de capital para fazer parte do empreendimento. Após a aprovação no Concidade, o projeto passa a ficar mais perto de se tornar realidade e automaticamente aumenta o valor das quotas de capital da empresa. O que justifica a valorização no período.

Enfim 

No fim das contas, pouco importa o capital social da empresa, pois isso não significa que a empresa não tem dinheiro para construir. O que não se pode é fazer jogadas e usar um veículo de comunicação para confundir a população e coloca-la contra um empreendimento que gerará empregos diretos e indiretos, fomentará o turismo, preservará o local e valorizará o espaço no pontal norte. Com respeito ao jornal, informação sim, desserviço jamais.

 

O editor

 

Comente Abaixo