Faltando menos de 15 dias para o término das pesquisas do Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ressalta a importância do atendimento e recepção aos recenseadores cadastrados em Balneário Camboriú.
Atualmente, a cidade dispõe de 25 recenseadores, que trabalham todos os dias da semana em diferentes escalas de horário. Os profissionais são divididos por setores, cada um contendo cerca de 300 domicílios. Em Balneário Camboriú, há uma média de 50 questionários aplicados por cada recenseador ao dia, cerca de mil pessoas reconhecidas pelo censo diariamente.
Ao chegar em determinado local, o recenseador aplica a pesquisa a um morador de cada residência, que responderá perguntas relacionadas a nomes, datas de nascimento, escolaridade, raça/cor, religião e orçamento domiciliar. As pesquisas costumam ser rápidas, não passando de cinco minutos para a conclusão. Os dados são sigilosos, porém é obrigatório participar da pesquisa, sob pena de multa.
“Atender a equipe que faz o censo é essencial para manter as informações das cidades atualizadas. Com base nos dados coletados, o Tribunal de Contas da União repassa verbas para políticas públicas na saúde, educação, segurança e demais áreas do interesse governamental. Sem o número preciso de cidadãos, o valor dessa verba pode sofrer alterações e até mesmo diminuir”, explica a agente censitária municipal de Balneário Camboriú, Fernanda Cristina Bruno da Silva.
Todos os recenseadores utilizam colete com a logomarca do IBGE e um crachá contendo os dados do trabalhador: foto, RG, CPF, nome completo e telefone para contato. Na parte da frente do crachá (que fica localizado no bolso dianteiro do colete) há um QR Code que, ao ser acessado, leva a uma página da web oficial com todos os dados do recenseador. Caso ainda não tenha recebido um recenseador em casa e encontrá-lo pelas ruas da cidade, é possível deixar nome e contato para que sua residência seja visitada.
O número 137 está disponível para agendamento de entrevista. Dúvidas podem ser respondidas pelo número 0800 721 8181 ou pelo site www.censo2022.ibge.gov.br.