Chuva, neve, geada, frio intenso: SC se prepara para recordes de temperatura

Maior onda de frio poderá trazer neve(Foto: Guto Kuerten)

Os dias de sol com tardes quentes para o inverno ficam para trás a partir dessa terça-feira. Isso porque a terça em SC terá predomínio das nuvens desde cedo em todas as regiões. É a vez da influência da frente fria, ou seja, da chuva. Ela ocorre de manhã no Oeste, Meio-Oeste, Serra e Sul.

Mais para o início da tarde, a chuva aparece para as outras regiões. Neste turno, o Oeste, Serra e parte do Sul já começa ter novamente aberturas de sol.

Sabe o motivo? Isso mesmo. Começo da influência da falada forte massa de ar frio de origem polar. 

Durante o turno da tarde a temperatura já não passa dos 12 a 14°C na Serra, Meio Oeste, Sul e Oeste. Nas demais regiões, ainda se aproxima de 18 a 21°C, especialmente no Oeste.

AR POLAR A PARTIR DE QUARTA-FEIRA

Como a longo da noite de terça para quarta o ar frio se aproxima, o amanhecer de quarta já deverá ser gelado.

A quarta tem chance de geada ao amanhecer na Serra, Oeste, Meio Oeste e baixadas do Sul. O dia será de sol pelo Estado. Porém, destaco que no Oeste, Meio Oeste e Serra o céu fica nublado ao longo da tarde. Tem chance de um chuvisco ou até mesmo chuva congelada. 

Mesmo com sol a temperatura da tarde não sobe muito. Neste turno apenas 6°C na Serra, 8°C no Meio Oeste, 10°C no Oeste e 14 a 16°C nas outras regiões.

NEVE

Há essa previsão para Serra e Meio Oeste entre a tarde de quarta e o amanhecer de quinta, sobretudo no período noturno. A partir do “meio” da manhã de quinta o tempo fica seco fechando a janela de neve nesta onda de frio.

FRIO COM SOL

Na quinta e na sexta o sol irá aparecer em todas as regiões até predominando boa parte dos dois dias na maior parte das cidades. O amanhecer dos dois dias será de frio forte. A quinta deverá amanhecer com temperatura negativa no Oeste, Meio Oeste, Serra, Planalto Norte. Boa parte do Estado, incluindo o Litoral, algo entre 2 a 5°C.

A sexta-feira deverá ter as menores temperaturas desse ar polar. A previsão para o amanhecer desse dia é algo entre -8 e -10°C na Serra. Algo próximo dos 0°C no Litoral.

GEADA

Ela deverá estar presente em todas as regiões na sexta-feira, inclusive no Litoral. Na quinta, também há chance no Sul, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Oeste. 

VENTO

Chamo atenção para rajadas de 30 a 60 km/h entre tarde de quarta e a manhã de quinta entre Serra e Sul. Essa velocidade do vento deverá trazer baixíssima sensação térmica nestas duas regiões.

ONDAS

Chamo atenção que a presença de um ciclone no mar irá trazer forte ondulação Sul na costa, especialmente entre o final de quarta e quinta. Picos de 2 a 3 metros nas praias de mar aberto.

FRIO HISTÓRICO?

Santa Catarina pode ter um novo recorde histórico de frio nesta semana, conforme os dados da previsão do tempo. As temperaturas mínimas na Serra podem ficar entre -10°C e -12°C, semelhante a menor temperatura já registrada em SC, que foi em Caçador, em 1952, há 69 anos. Isso porque, de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, uma nova e intensa massa de ar frio polar poderá reduzir – e muito – as temperaturas mínimas do Estado.

Além do frio extremo, a neve também deve aparecer na Serra durante essa semana. Ainda segundo informações do meteorologista da NSC, a capital do Estado pode ter o maior frio dos últimos 21 anos. Conforme a previsão, Florianópolis pode ter a menor temperatura desde 2000, ano em que os termômetros registram 0°C na cidade.

Por Leandro Puchalski