Os últimos dias tem sido tão agitados que até mesmo essa coluna tem encontrado dificuldade para comentar os acontecimentos da região. Publiquei sobre coisas isoladas, mas o apanhado geral tenho adiado há alguns dias.
Na Maravilha do Atlântico, as pérolas continuam acontecendo na Prefeitura e na classe política. Tem algumas bizarrices que sou obrigado a comentar por aqui.
Sem Natal
Balneário Camboriú é o único lugar do mundo que a prefeitura só nota no início de dezembro que a empresa licitada para montar a decoração de Natal não vai entregar algo que deveria estar pronto no dia 30 de outubro. Nesse entremeio, o secretário de Turismo enrolou, mentiu, enrolou e ficou por isso mesmo. Tanta coisa poderia ter sido feita desde o dia 30 de outubro.
Faltou competência e boa vontade, mas o secretário preferiu culpar a máquina pública. E o Prefeito resolveu sumir em meio a todo esse imbróglio.
No Freezer
Por falar em competência, teve gestor da rede municipal de educação que encerrou o ano letivo e deixou quase 50 kg de carne no freezer da escola, sem avisar ninguém. Quando questionado, ainda fez pouco caso. Tem duas perguntas: Porquê sobrou? Porquê não avisou? Pior foi a galera indo desligar os disjuntor das unidades sem checar tudo lá dentro. Pensa no prejuízo!
No Freezer II
No freezer também está a imprensa local na mão do prefeito Fabrício Oliveira. O setor da comunicação da sua base eleitoral está completamente largada as traças pelo simples fato do alcaide só ter olhos para a imprensa estadual. Por telefone ou ao vivo, só para o estado todo ver, senão não tem conversa. A comunicação da prefeitura segue a mesma toada. Responder questionamentos? Raramente. Mas quando alguém da grande imprensa pergunta, só faltam atender in loco.
Pior ainda é quando o jornalista pede informação para uma matéria, não é respondido e a prefeitura faz notícia com a mesma pauta, furando o jornalista. A comunicação da prefeitura compete com a imprensa local não é de hoje. Mas ultimamente está beirando o insuportável. É aquela história, os liderados são espelhos do seu líder.
No Freezer III
Pedi informações sobre o réveillon para complementar uma matéria falando sobre a festa na cidade. Pedi quais as atrações teriam além dos fogos. Não tive resposta. Não achei nada em lugar nenhum. Para minha (não) surpresa, um veículo estadual falou tudinho 2 horas depois da minha pergunta, com direito a entrar ao vivo na Praça Tamandaré. Pra variar.
E tem o carnaval que estão fazendo com os projetos da AMFRI. Questionei quanto do empréstimo seria para BC e a assessoria não soube responder. Fiz a réplica e tive que ver uma assessora, paga por mim como cidadão e que tem como dever institucional responder a imprensa, ser irônica. Era só o que me faltava.
Fiofó na mão
Tem uma galera, principalmente aqueles da “Turma da Humildade” que está com o fiofó na mão sobre a possibilidade de Carlos Humberto assumir a prefeitura. Eles sabem que as costas quentes não é o bastante pra mantê-los empregados com tamanha incompetência. Não vejo a hora.
CPI
Os nobres edis da Câmara resolveram abrir uma CPI da segurança, impulsionada pelo vereador Nilson Probst. Vão investigar o que? Tentar descobrir o que o GAECO não conseguiu encontrar ou é só mais uma artimanha política para chamar atenção? Ou a CPI do falecido Sérgio Renato encontrou alguma coisa que a Polícia já não sabia?
Tem que abrir uma CPI para investigar a compra milionária de câmeras de segurança no governo Piriquito, onde apenas mastros e carcaças foram colocadas nos locais para “comprovar” a instalação, mas nunca funcionaram. Garanto que ia ter até gente presa.
Acham que CPI é brincar de casinha. Está na hora dos vereadores levarem suas funções mais a sério e parar de querer brincar de xerife na casa legislativa.
Panorâmica
Por falar em Nilson, ele protocolou um projeto para dar o nome de Artenir Werner para a Av. Panorâmica. Seria peso na consciência? Tendo em vista que no governo Piriquito fizeram até uma vala para impedir acesso a Avantis pelos fundos, por simples retaliação política contra Artenir? Povo tem memória curta demais mas a minha é ótima.
MDB rachado
Outra situação envolvendo gente do MDB chamou a atenção na semana passada. Edson Piriquito, em total falta de respeito com a população de Balneário Camboriú, fez um vídeo lambendo o governador Moisés sobre a “ilusória” distribuição de dinheiro do plano 1000. Piriquito poderia alertar que o dinheiro só irá para os municípios com projeto e olhe lá, e ainda depende de Moisés ser reeleito para se efetivar. Mas ele preferiu fazer o que sabe de melhor, lamber gente fraca de serviço.
A resposta dos vereadores do MDB de BC foi imediata. Marcelo Achutti e Nilson Probst deram uma “comida” na “ave mor” do MDB da cidade e disseram que são do partido mas não apoiam Moises. Ainda deixaram claro que a atitude de Piriquito foi errada. Ficou climão.
Plantadinha
Teve uma “bomba” de uma “notícia”, provavelmente plantada por algum interessado no assunto, publicado por um perfil no Instagram, que dizia que o Coronel da Reserva, Evaldo Hoffmann, assumiria o comando da Guarda Municipal de BC. Na mesma postagem, dizia que o mesmo assumiria a Secretaria de Segurança.
A informação tem tanta credibilidade que sou o segundo a falar do assunto além daquele perfil do Instagram, que não posso citar o nome pois posso ser processado de novo.
Consultei as minhas fontes e ouvi a seguinte frase: “É mais fácil o Castanheira se candidatar a vereador ou a prefeito, do que Evaldo assumir a segurança de BC nesta gestão”. A fonte ainda disse que as duas possibilidades citadas de Castanheira estão avançadas e não são impossíveis.
Lembrei do papo do ex-comandante ir para Goio-Ên, que era verdade, depois era mentira e no final das contas era verdade mas não foi efetivada. E sei até quem plantou a história.
Conselho do Gian: “Larga mão disso, Evaldo. Vai curtir tua merecida aposentadoria. Já tomasse tombo demais se envolvendo com política.”
Coisas que só acontecem em Balneário Camboriú
Poucas e Boas – Por Gian Del Sent