Com 6 mil testes represados, Lacen de SC tem dois equipamentos estragados

Com 6 mil testes em análise, Lacen de SC tem dois equipamentos danificados – Foto: Foto: Fabrício Escandiuzzi / SES

O Lacen-SC (Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina) está com dois equipamentos utilizados para os diagnósticos da Covid-19 danificados. 

A SES (Secretaria de Estado da Saúde) informou, por meio de nota, que as avarias nos aparelhos foram provocadas pelo uso recorrente na pandemia. O boletim divulgado pela pasta na noite desta terça-feira (16), aponta 6.739 testes em análise no Lacen.

Apesar dos equipamentos danificados, o Laboratório garante que a coleta e o diagnóstico da Covid-19 seguem sendo feitos no Estado e que “todos os exames urgentes têm seus resultados liberados em até 24 horas, como já vinha ocorrendo”.

Um dos aparelhos, conforme a Secretaria, será substituído entre esta quarta (17) e sexta-feira (19) pela empresa fornecedora. O outro equipamento aguarda uma peça para conserto, o que deve ocorrer até o final da semana.

A SES destaca que o Lacen possui mais um equipamento que opera normalmente e realiza também o processamento de forma manual.

Para não comprometer o processamento e análise dos casos em Santa Catarina, a SES diz que ampliou a remessa de amostras para as plataformas nacionais de testagem, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde aos Estados.

Além disso, teria firmado parceria com laboratórios da região da Grande Florianópolis para apoio na realização dos exames.

ND Online