(Editado ás 12:54 para inclusão/alteração de informações)
Militantes de esquerda, com bandeiras da CUT e do PT, invadiram um prédio do complexo da Igreja Luterana da Paz, na noite desta terça-feira, 18/10, em Joinville, Santa Catarina.
Aos gritos de “Eles São Direita Aqui” e “Ocupar e Resistir”, militantes de esquerda invadiram o histórico prédio da igreja, interrompendo um culto que era realizado no templo luterano que fica no mesmo local da universidade.
A manifestação aconteceu após a demissão de uma professora da Faculdade Ielusc, em Joinville. A instituição confirmou que a professora estava afastada desde 3 de outubro, um dia após o primeiro turno das eleições. O desligamento foi motivado após ela se manifestar nas redes sociais, em 1º de outubro, contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), contrariando uma recomendação da universidade — que orientava que os colaboradores evitassem se posicionar politicamente durante o período eleitoral.
A Polícia Militar foi acionada, entretanto, o ato já havia sido encerrado pelos estudantes quando os policiais chegaram no local. Além de estudantes da universidade, participavam também do ato membros de partidos políticos e grupos sociais de Joinville.
No mesmo momento da invasão, o candidato Lula falava ao Flow Podcast, dizendo que “igreja é um lugar de fé, não de fazer campanhas”, se referindo a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
A Igreja da Paz, templo central da Comunidade Luterana de Joinville, é uma das mais importantes edificações do patrimônio histórico de Joinville.
Veja alguns vídeos da invasão que começaram a circular nas Redes Sociais:
A Casa de Oração Protestante (a nomenclatura “Igreja” era proibida para templos não católicos) foi inaugurada em 7 de agosto de 1864 e contou com a presença de cerca de quinhentas pessoas, segundo o Kolonie-Zeitung, o jornal da colônia.
Ao longo de sua história, ela passou por diversas ampliações e mudanças. A construção da torre só foi possível após a Proclamação da República, com uma maior flexibilização proporcionada pela nova Constituição Federal. Assim, em 18 de dezembro de 1892 a torre foi consagrada.
No mesmo período foram adquiridos na Alemanha três sinos para ela. O relógio da torre foi instalado mais tarde, por volta de 1908. A última grande reforma ocorreu em 1964. Depois disso foram realizadas apenas pequenas alterações.
Situada na rua Princesa Isabel, a Igreja da Paz integra o conjunto arquitetônico da Paróquia da Paz e do Colégio Bom Jesus (a antiga Deutsche Schule, construída entre 1866 e 1868), e faz parte do cotidiano da cidade — o soar de seu sino ainda pode ser ouvido a cada hora, marcando o ritmo da vida no centro.
Fonte: O MIRANTE JOINVILLE